sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

ELOGIAR FAZ MAL

Foi só eu elogiar o Marcelo Mala, digo, Melo (desculpem, foi a força do hábito), para ele cagar a língua portuguesa de novo. Vejam a postagem dele, datada de hoje, 13/02/09:

Fevereiro 13, 2009 by blogdoleunam

E daí se hoje é sexta-feira, 13. Dia de evitar gato preto e dia de se fazer macumba com galinha preta e pinga. Dia de rezar pelas almas e dia de ascender vela. "

Ele já começou mal o texto, deixando de colocar um ponto de interrogação em locução interrogativa. Mas isso eu iria relevar, tendo em vista os erros grosseiros já verificados outrora.

Mas "ascender vela" já foi demais para as coronárias da língua pátria. Ora, as velas são acendidas, e não "ascendidas".

É claro que existe o vocábulo "ascender". Todavia, o verbo " ascender" significa subir, elevar-se. Tem ligação com o substantivo ascensão.E, além do mais, é verbo intransitivo ou transitivo indireto, nunca transitivo direto, como utilizado no texto.

E na frase, por óbvio, o Mala quis utilizar-se do verbo acender, ou pôr fogo. "Dia de rezar pelas almas e dia de acender vela". Vela, segundo o Dicionário Aurélio, é uma "peça cilíndrica, de substância gordurosa e combustível, com um pavio no centro a todo o comprimento, e que serve para alumiar". As pessoas acendem o pavio, não é mesmo, Mala?

E, só para constar, Mala, seu filho atingiu a maioridade -18 anos - e não a "maior idade". como consta no mesmo texto.

Bem, a verdade é que cheguei à conclusão de que não fiz bem em elogiar o Mala. Ele ficou muito senhor de si. E, para um jornalista que, em seu próprio blog, disse ter o "dom da palavra", esperava-se pelo menos que escrevesse bem e corretamente. Vou continuar exercendo meu papel de advogado da Língua Portuguesa e esperar que ele melhore pelo menos um pouquinho, porque ficar nessa de bater em mulher de malandro um dia cansa.


2 comentários:

Ao contrário de alguns blogs cujos donos são "democráticos" conforme suas próprias conveniências, a postagem aqui é livre e sem censura....