quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

FACTÓIDE?

O Thiago Moreira publicou o seguinte texto em seu blog:

"Lula pode ajudar Prandini a pagar dívida

Um pacote apresentado ontem pelo presidente Lula aos prefeitos dos municípios brasileiros pode ajudar a resolver um problema de João Monlevade. Ele assina hoje uma medida provisória que autoriza a renegociação de dívidas com o INSS. A de Monlevade está em R$ 7,5 milhões, fruto das administrações de Laércio Ribeiro (PT) e Leonardo Diniz (PT). A renegociação pode credenciar Monlevade a participar de projetos do Governo Federal."

Como ele afirma que a tal dívida é fruto das administrações de Laércio Ribeiro e Leonardo Diniz? Houve alguma auditoria? Ele teve acesso às contas do município? Mauri Torres contou a ele? A dívida ficou estagnada nos 8 anos de Carlos Moreira? E o fato pode ser afirmado como verdade absoluta?

Não há fonte da informação. Então, de duas, uma: ou ele divulgou uma informação verdadeira sem divulgar a fonte ou plantou um factóide. Em todo caso, ele está errado. Na primeira hipótese, é obrigação do jornalista divulgar a fonte de sua informação, ainda que genericamente. Na segunda, ele estará enganando seus leitores.

Um comentário:

  1. Marcelo, Ombudsman não serve só para criticar. Às vezes, essa espécie tem momentos raros de sensatez e equilíbrio. Acho que este é um deles. Tanto que estou postando aqui para elogiar. Você foi na mosca. Não há retoque a fazer sobre o seu comentário a respeito do post do Piolho.

    ResponderExcluir

Ao contrário de alguns blogs cujos donos são "democráticos" conforme suas próprias conveniências, a postagem aqui é livre e sem censura....