quarta-feira, 20 de maio de 2009

LIÇÃO DE DEMOCRACIA E TOLERÂNCIA

Gostaria de manifestar meus agradecimentos e admiração por José Henriques, o Manthis, pela sua última postagem em seu blog, que é uma lição de democracia e tolerância (http://uglydarkside.blogspot.com ; mais uma dica para blogueiros menos experientes e menos tolerantes:

"A crítica é menos importante do quem critica?
Tenho visto, com muito interesse e até boas risadas as brigas entre os blogueiros sobre o anonimato. Um fala que descobre a identidade, outro fala em processo, e não existe o verdadeiro consenso.Eu blogo tem muitos anos. Muito mais que a maioria dos blogueiros de monlevade. Sou até um chamado “early adopter – primeiro a adotar” uma determinada tecnologia. Tenho Orkut, MSN, ICQ, Twitter, Yahoo, Spaces, MySpace, Facebook, Linked e etc, muito antes que as pessoas divulgassem isto. Ou isto significasse ter status na internet.Mas o que me decepciona é ver que eles não entende o que a internet é: uma rede democrática. Se você concorda ou não, você pode manifestar. E sobre o “anonimato”, ele nunca é real. Basta saber que o Bigorna tem uma conta no g-mail (afinal, é necessária uma). Mas o bigorna é apenas um personagem. Ele é apenas uma pessoa que está contribuindo com uma coisa que acredito que todos nós deveríamos ter, que é uma pessoa que apontasse nossas contradições e velasse pelo que a sociedade quer, que é coerência.Eu quero ler um blog que seja coerente com aquilo que ele manifesta. Se ele mudar de opinião, que deixe isto claro. Eu quero que quem me lê me aponte contradições ou mesmo erros de gramática. Afinal, quem escreve deve pautar pelo mínimo de bom senso no uso do “vernáculo”. Eu quero que o “buzz – barulho” gerado renda acessos. E que estes acessos possam ser convertidos em pessoas físicas para um diálogo de quinta feira, num bar, falando sobre diversos assuntos, mas sem o medo de estar ofendendo. Eu quero que quem me lê me ajude a melhorar minhas visões de mundo, que possa acrescentar nesta minha jornada do mundo. Anônimo, assumido ou com apelido, quero que ele e eu construamos o diálogo. É para isto que um blog serve, para ser acessado, para ser lido, criticado, melhorado, evoluido.Um blog não é uma manifestação apenas do “ego”, embora reconheça que queremos nossos 15 minutos de fama. O blog é a sua vontade de expor suas idéias, e como todas as coisas da vida, não vão ser aceitas ou adotadas logo de cara. Se Jesus Cristo tivesse um blog, ele seria atacado todos os dias. Se qualquer pessoa de expressão resolve se manifestar, ela tem que arcar com o ônus de suas idéias. Eu, por exemplo, não concordei com a opinião do Marcelo Melo, e ele respondeu que acha que tem condições sim de dirigir depois de beber, então, embora ele seja um homem da mídia, ele está em uso de sua liberdade de expressão. Eu só não espero passar em frente a ele depois de sair do Tatão ou do Filó (brincadeira, Marcelo. Se você ler aqui, não pense que fiquei chateado com sua reação. Perplexo, mas é seu direito).Não importa para mim quem é a pessoa do Bigorna. Me importa é que ele está ajudando a construir pessoas mais conscientes. Quem critica, abre o espaço para ser criticado e ele assume estas críticas numa boa. Já outros blogueiros, sob a pecha do Direito, querem processar alguem que eles não entendem ou não conseguiram captar o objetivo do blog.Eu não conheço o Bigorna, não conheço o Marcelo, não conheço o Thiago, o Passos, a maioria dos blogueiros (Conheci o Célio, do Agenda Oculta recentemente). Gostaria de sentar com todos eles, quase fazer uma mesa redonda, porque eu aprenderia muito ouvindo visões diferentes dos mesmos assuntos. E acho que eles sequer pararam para pensar na frase que o próprio Bigorna coloca “O Onbudsman dos blogs de João Monlevade”. Que bom que temos este canal para ver nossas fragilidades como formadores de opinião. Que bom que alguem nos indica nossas incoerências e nossoss tetos de vidro.Porque mais que uma pessoa fale, a partir do momento que ela escreve, aquilo fica para sempre. E nomes as pessoas esquecem. Palavras, nunca!Bigorna, você e os outros blogueiros tem meu respeito. Concordando ou não, estamos aí para construir opiniões. Estas são mais importantes que as caras que estão por trás delas.José Henriques Júnior, O Manthis, do Ugly_DarkSide e de outros tantos locais "

3 comentários:

  1. putzzz
    muito bom o texto Bigorna...
    serve como lição pro Piolho!

    "Um blog não é uma manifestação apenas do “ego”"

    Caiu como luva pro Piolho,já que ele escreve olhando pro próprio nariz e postando só matérias que lhe convem.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela atenção dispensada ao meu espaço. Como disse, não me interessa quem você é, mas o que você tem feito pela qualidade dos blogs. Que o trabalho do Ombudsman não pare, e que continue apontando nossos erros.
    A internet mais coerente agradece!

    ResponderExcluir
  3. http://www.taxofilo.com.br/
    Por favor divulgue este endereço,devemos dar exemplo de cidadania.Um abaixo-assinado para cassar o deputado paranaense que,embriagado, a 190 Km/h,matou dois jovens.(e o Melo ainda dando mal exemplo).

    ResponderExcluir

Ao contrário de alguns blogs cujos donos são "democráticos" conforme suas próprias conveniências, a postagem aqui é livre e sem censura....