quarta-feira, 29 de abril de 2009

ÉTICA

Rapadura de hoje:

"QUAL ÉTICA?
Ver o senador Gerson Camata e os deputados Fernando Gabeira e Ciro Gomes confessando que praticavam desvios éticos para embolsar auxílio moradia ou patrocinar passagens aéreas de parente é o fim da picada.
Camata chorou de constrangimento na tribuna do Senado e Gabeira disse que “agi como se a cota fosse minha propriedade soberana. Confesso que caí na ilusão patrimonialista brasileira”.
Alguém já disse que vai chegar o dia em que o honesto vai ter vergonha de sair às ruas..."

Concordo em gênero, número e grau com o MP. Mas ficaria feliz e acharia um gesto nobre do MP declinar alguns desvios éticos ocorridos neste município, mesmo que relacionados com ele. 

Por exemplo, o MP não tem culpa de ter recebido um vultoso numerário de publicidade do município de João Monlevade nos 8 anos do Moreira, relacionado a publicação de propagandas da Prefeitura no A Notícia. Afinal, ele estava prestando um serviço e recebendo por ele. Mas bem que poderia admitir que foi um desvio ético do Carlos Moreira destinar tanto dinheiro ao periódico e deixar o Hospital Margaria passando por dificuldades, clamando por ajuda, como ocorreu na época. Com muito custo, uma pequena quantia (bem pequena mesmo se comparada ao que recebia o A Notícia) foi liberada para ajudar o hospital.

Também poderia admitir um desvio ético que o Ministério Público denunciou em uma ação e que foi noticiado pelo jornal Bom Dia. Segundo a Promotoria afirmou na ação, Márcio Passos prestou serviços como marqueteiro para Moreira nas eleições de 2004, que não foram declarados pelo ex-prefeito em sua prestação de contas, dando a entender que foi gratuito. Posteriormente, o A Notícia ganhou a concessão de um terreno público, sem nenhum benefício para o município e sem que outros jornais ganhassem o mesmo benefício. Segundo a ação do Ministério Público, teria sido um pagamento pelos serviços prestados na campanha.

Estes dois episódios, para mim, são retratos de desvios éticos Ajudar jornal quando o hospital clama por socorro e ceder um terreno para o marqueteiro de campanha não sei se é ilegal, mas imoral certamente é. Seria um gesto de nobreza e que seria aplaudido por todos se o MP, assim como os deputados federais, admitisse esses desvios éticos cometidos pelo Moreira e que beneficiaram ele... 

3 comentários:

  1. concordo Bigorna.Esse cidadão trouxe somente prejuísos para a nossa cidade.Infelizmente.
    Excelente seu texto.Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Realmente antes de criticarmos a falta de ética alheia devemos olhar para nós mesmos. Todos nós cometemos desvios de moralidade. Uns mais, outros menos. Seria uma atitude nobre do Passos se admitisse os desvios de ética citados no texto. Todavia, sempre é mais fácil enxergar e desvendar os desvios de ética alheios, escondendo os próprios. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Moreira e MP foram um atraso pra monle. Tomara que nunca mais voltem. Abraço bigorna

    ResponderExcluir

Ao contrário de alguns blogs cujos donos são "democráticos" conforme suas próprias conveniências, a postagem aqui é livre e sem censura....