quinta-feira, 30 de abril de 2009

IMPRENSA

Rapadura de hoje:

"FIM DA FARRA
A opinião pública faz o que quer, manda e desmanda.
Só ela para obrigar o fim da farra das passagens no Congresso Nacional.
Agora, só pode viajar com passagens pagas com dinheiro público deputados, senadores e assessores credenciados.
Demorou, mas endireitou!"


Concordo com o MP. Acrescento apenas que a imprensa tem um papel importantíssimo na formação da opinião pública. Por exemplo, no caso da farra das passagens aéreas, certamente o grosso da população não teria conhecimento sem a divulgação pela imprensa. 

No caso de Monlevade é a mesma coisa. A imprensa local tem grande importância na formação da opinião pública monlevadense. Pena que muitas vezes haja órgãos de imprensa que tentam manipular a opinião pública conforme os próprios interesses. Não acredito em imprensa 100% imparcial, mas em Monlevade é uma vergonha - a parcialidade, em geral, da imprensa monlevadense poderia ser mais disfarçada. Daí a importância da instrução dos cidadãos, que é fundamental para que se faça uma leitura crítica do que é publicado. Não há como se confiar totalmente em que é escrito e falado pela imprensa. Pena que a parcela da população realmente instruída seja tão pequena. Mas um dia chegaremos lá...

17 comentários:

  1. Bigorna, um grande exemplo disso é o próprio A Notícia. Um jornal bem feito, com notícias relevantes e que vale a pena ser lido. Porém, quando o assunto é política, deve ser lido com a maior reserva possível. Aí eu não confio em quase nada. Uma pena, porque é um bom jornal. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. certíssimo Bigorna...Aqui em MOnlevade nem precisamos citar jornais e "jornalistas"...Tá estampado, só não ver quem não quer...

    ResponderExcluir
  3. ae Mister Bigorna...num é só vc que dá bigornadas no Piolho não...hauhauh
    o próprio postou hoje:


    João Carlos de Oliveira Guimarães - ArcelorMittal Monlevade disse... (sobre falta de informação sobre a crise em Monlevade, especificamente sobre a ArcelorMittal Monlevade).

    Caro Thiago, é evidente que não nos cabe (e jamais fizemos isso) questionar opiniões. E não é essa a intenção, até porque prezamos o estado democrático no qual a livre expressão é talvez das mais importantes sustentações. Mas é assim também de nossa parte. Por isso, permita-me discordar de você no que se refere à afirmação de que "a usina comunica pouco". Temos como prática diária o encaminhamento de informações à imprensa e, sempre que há informação que julgamos de ainda maior relevância para a comunidade, além disso fazemos questão de informar diretamente às principais autoridades e lideranças do município. No caso específico do tema referido por você (a crise econômica mundial), desde o início adotamos tal prática em cada mudança de cenário ou decisão tomada pela empresa. Aliás, como você mesmo teve a oportunidade de presenciar. Entretanto, cabem duas informações adicionais: 1) por mais que nos esforcemos, jamais iremos conseguir antecipar todas as necessidades de informação da imprensa ou da comunidade. Caso alguma informação - sobre qualquer assunto - tenha faltado, basta que nos seja perguntado. Só assim saberemos da demanda; e 2) é preciso ficar atento para não confundir uma empresa privada de um órgão estatal. Se nos segundos a prática democrática exige a abertura de todas as informações disponíveis, no caso das primeiras há, como em qualquer empresa, informações que são estratégicas e, por isso, confidenciais. A ArcelorMittal, respeitados esses limites (o que, de resto, é outra prova de nossa responsabilidade social), mantém sua firme posição de respeito inarredável à comunidade monlevadense. Muito obrigado.


    e toomaaa Bigornada...

    ResponderExcluir
  4. ué, bigorna...quando questionado de porque não criticava o bom dia, você disse certa vez que o foco do blog não era a imprensa. Agora, quando é para criticar os jornais não alinhados ao governo, você se esquece desse foco. Acha que está correto isso? Ou será que tá se perdendo?

    ResponderExcluir
  5. Caro anonimo 4,
    Obrigado pela crítica, as críticas, quando sobre postagens, são sempre bem-vindas. mas nesse caso específico, não acho que seja procedente. Uma leitura mais atenta do texto deste tópico demonstra que não citei nenhum órgão de imprensa monlevadense, nem alinhados nem desalinhados com o governo. Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. e continua sem nenhuma referência é tentativa de intimidar os leitores com a demonstração de rastreamento de IP's...

    ResponderExcluir
  7. caro bigorneta cara-de-pau...realmente neste post você não citou nenhum jornal especificamente. Mas não foi só esse post. E o publicado sob o título Ética? E outros anteriores. Não se faça de desentendido(a), por favor. Nem todo mundo tem QI para ser manipulável como são suas bigornetes...

    ResponderExcluir
  8. Caro anonimo 7,
    Se ler mais atentamente o topico Etica, vai perceber que nao critiquei em nenhum momento o jornal A Noticia, mas sim a destinacao de numerario publico pelo Carlos Moreira ao aludido jornal. Um abraco (esse teclado deste pc esta com problemas)

    ResponderExcluir
  9. ah, tá...pode deixar que vou tentar burro que nem suas bigornetes...aí vou acreditar nesses argumentos...

    ResponderExcluir
  10. é Bigorna, continua engraçado. Responde questionamentos diversos dos leitores, mas nem uma palavra sobre a questão dos IP's. Será que ninguém vê isso?

    ResponderExcluir
  11. Acho engraçado esse povo falar de IP. Como disse um anônimo em outro post estão com medo de que? Eu cidadão honesto não estou nem um pouco preocupado. Quem deve estar preocupado é quem comete crimes contra a honra na internet pq serão mais facilmente identificados. Aliás os xingamentos contra o bigorna acabaram. Então quem não tá gostando agora provavelmente é aquele que estava cometendo crimes antes. Queria continuar impune neh anônimo.Pq n vejo nenhum outro motivo pra reclamar. Tenho dito.

    ResponderExcluir
  12. pro anonimo de cima: se alguém tá cometendo crime aqui, este alguem é o bigorna! sendo anonimo. Isso sim é crime

    ResponderExcluir
  13. para o anonimo de cima:
    crime?
    então procura o ministério público...
    quem cometia crimes eram aqueles "anônimos" que postavam ofensas aqui..Aliás, kd eles hein? sumiram pq? hauhauauh

    ResponderExcluir
  14. gente, sei que é algo muito difícil para os(as)bigornetas, mas pensem. Pelo menos uma vez, deixem o radicalismo de lado e pensem. A questão não é se o rastreamento de IP's fez sumirem "ofensas" (que só vocês vêem). A questão é que, ao tentar indicar que rastreia os IP's, o Bigorna está sendo policialesco e indo totalmente contra o seu próprio discurso. Além disso, tem demonstrado total falta de hombridade ao simplesmente não fazer nenhuma referência ao assunto (ou fazendo apenas anonimamente). É o cúmulo da cara-de-pau...

    ResponderExcluir
  15. putzz, tem "gente" muito incomodado com o rastreamento de IP's ..Mas é fácil entender.

    ResponderExcluir
  16. é verdade...tem mesmo muita gente incomodada. Afinal, é uma demonstração clara de falta de democracia, clareza e ombridade do Bigorna...

    ResponderExcluir
  17. olha só "quem" pede clareza e ombridade....rs

    ResponderExcluir

Ao contrário de alguns blogs cujos donos são "democráticos" conforme suas próprias conveniências, a postagem aqui é livre e sem censura....