Ontem passei batido sobre uma postagem do Mau Passos em Falso:
"CHAPA BRANCA, NÃO!O governo que mais publicou anúncios no jornal A Notícia foi o do prefeito Carlos Moreira.Nem por isso fizemos jornal chapa branca para agradá-lo ou recompensá-lo politicamente.Muito pelo contrário, publicamos todas as denúncias que surgiram contra ele e fizemos muitas críticas."
Fiquei puxando pela memória alguns fatos que deixarei à análise dos leitores.
Primeiramente, em 2004, no dia seguinte às eleições, após a vitória do Carlos Olheira sobre o Láercio Ribeiro Abaixo, o Jornal A Notícia saiu impresso na cor verde. Isso não é querer agradar O Olheira? Por que o mesmo jornal não saiu impresso em verde quando o Prandini ganhou?
Além do mais, lembro-me que, após cada denúncia e ações do Ministério Público envolvendo Carlos Olheira, o jornal A Notícia publicava o fato e, realmente, fazia muitas críticas. Mas, por incrível que pareça, não ao Olheira, que havia cometido improbidades administrativas e afins, mas, sim, à Promotora, que estava cumprindo seu dever de forma exemplar. Sempre o A Notícia deixava a entender que era perseguição da Promotora blá blá blá, querendo manipular a opinião pública. Publicava charges tentando ridicularizá-la. Chegou ao ponto de a cúpula do Ministério Público ter que vir a Monlevade para dizer que todas as ações da promotora estavam respaldadas por eles e estavam absolutamente corretas, enterrando esse papo de perseguição. No dia seguinte, enquanto todos jornais publicaram o fato como manchete, o A Notícia publicou uma pequena nota de rodapé. E, coincidentemente, as críticas do A Notícia à promotora diminuíram após a visita da cúpula. Afinal, como eles iam sustentar que havia perseguição pessoal ao Moreira se os chefes do MP disseram justamente o contrário? Há quem acredite em ladainhas, mas não a esse ponto.
Enfim, só queria deixar os fatos para reflexão e dizer que, de fato, de chapa branca o jornal não teve nada. Foi chapa verde mesmo. E o seu atestado de cara-de-pau continua aqui para você buscar, Sr. Mau Passos em Falso!
Auditório José Alencar ao vivo
Há um ano
Só se for verde do dinheiro que eles receberam da prefeitura kakaka
ResponderExcluirCaro Bigorna, esse seu post chamou a atenção e reforçou a necessidade de discutir sua própria postura. Primeiro porque você já havia me respondido antes que o blog não avaliava os jornais, mas os blogs. Não me parece o caso deste post. Segundo porque, além disso, em seus comentários você mostra uma parcialidade que me deixa preocupado. Que o jornal do Passos é chapa verde pró-Moreira, não discuto. Mas e o Bom Dia? Hoje está até parecendo veículo oficial da Prefeitura. O Jornal de Monlevade ainda não - certamente porque ainda não está merecendo as verbas públicas - , mas está se esforçando para isso. E para os dois? Nenhum comentário? E antes que venha dizer que só falou do A Notícia por causa do blog do Passos em Falso, queria lembrar que o Dindão já postou aqui e já participou de debates também neste espaço, sem ser retrucado. Isso é imparcialidade?
ResponderExcluirCaro Gilberto,
ResponderExcluirprimeiro: Dindão não tem blog (leia a descrição deste blog);
segundo: falei do Jornal A Notícia comentando o post do Passos, que dizia que seu jornal é chapa branca etc.;
terceiro: imparcial ninguém é, talvez Jesus;
quarto: você também é colaborador, pode falar mal do Bom Dia à vontade, embora não seja objetivo do blog.
Mais reflexão, amigo. Abraço!
Um outro problema a apontar é que este post foi editado, sem que os leitores tivessem sido alertados sobre o fato.
ResponderExcluirNão foi uma alteração substancial, mas também não foi apenas para correção ortográfica ou outro acerto menor.
A credibilidade é frágil, e precisa de carinhos e desvelos que não se aplicam a outras instâncias de atuação humana. Editar sem avisar nunca foi uma característica deste blog.
Espero que não se torne uma ferramenta usual por aqui, caso contrário a filosofia de trabalho se perderá, e esta seria uma derrota para toda a região. Um abraço!
Caro Célio,
ResponderExcluirRealmente mudei a última frase, mas foi em questão de 5 minutos após minha postagem. tenho essa mania de postar -pois vizualizo melhor - e ver logo em seguida no blog e corrigir eventuais erros de português ou modificar alguma cosia que não achei boa. Você nunca verá nenhuma modificação após esse tempo, foi uma coincidência, você deve ter visto a primeira postagem logo em seguida ao meu post. Abraço.
Esse mp é muito falso.Sem noção!
ResponderExcluirMas esta atitude é muito própria daqueles a quem questionamos, Marcelo. Você pode optar, sempre, por digitar em um editor de textos e copiar e colar após o resultado agradar-lhe mais aos olhos.
ResponderExcluirEm paralelo, pode postar rotineiramente explicitando este seu hábito, evitando assim a probabilidade estatística de acontecer de novo uma surpresa como a que eu tive. Afinal, o público de internet tende a ser mais exigente que a média da população em geral (sem preconceitos, não gosto deles).
Reflita com carinho: bastam cinco minutos para mudar o mundo. Depende apenas da mão que acionará os botões apropriados...
Um abraço!
Célio Lima,
ResponderExcluirTem razão. Embora eu não faça modificações importantes em geral, pode ficar estranho alguém ler uma postagem e depois a mesma um pouco diferente. Vou seguir sua sugestão e digitar no word ( aliás, a mesma sugestão que dei ao Mala e ao Piolho..rs). Obrigado pela crítica construtiva e volte sempre. Abraço.
Márcio Passos imparcial foia piada do ano!
ResponderExcluirBigorna, por favor, apelar não vale. Em primeiro lugar, eu não disse que o Dindão tem blog e já me antecipei, "adivinhando" que você usaria este argumento. Em segundo lugar, não pretendo "falar mal do Bom Dia", como você sugere. Minha intenção é ajudar o blog a caminhar na direção mais próxima possível da imparcialidade (que não existe totalmente, como você diz e eu concordo). Isso me parece, infelizmente, nova tentativa sua de tirar a discussão do foco que propus. Por último: ótimo você assumir que ninguém é imparcial. Mas vai ficar melhor ainda se você, de forma mais contínua, deixar isso claro em seus posts.
ResponderExcluirGilberto, Gilbero, não apelei amigo. Estou tentando apenas fazer você refletir.Agora você está forçando a barra. Mas tudo bem, é sua opinião. falei de uma postagem do Márcio Passos que ele falava que o A Notícia não era chapa-branca.
ResponderExcluirVocê pode perceber que não comento sobre nada que sai no A Notícia, memso quando sai no blog do Breno.
Aliás, você que pegou no pé do Breno e começou a zoar a atuação dele no jornal, um tempo atrás,. E todo mundo sabe que os comentários com " hahahahahhahaha" e "phoda", na mesma postagem sua, são seus. Ou seria muita coincidência alguém rir com o mesmo números de "has" e falar o mesmo termo -"phoda" igualzinho a você. É a síndrome do Leonel Brizola que volta a assolar, agora a mim. Pense nisso.
Só para ficar mais claro e fazer você refletir, Gilberto:
ResponderExcluir"Amizade é ótimo...mas é critério técnico?
Auto-proclamado o phoda dos phodas no jornalismo provinciano desta terra esburacada, o dono do blog Antenado tem se atrapalhado com critérios nada técnicos para a prática "jornalística blogueira". O blog era bom em termos de informação, apesar de quase nunca trazer opiniões do autor (o que, no mundo blogueiro, é mais do que aceitável, é esperado). Mas bastou o chefe dele lançar a sua Rapadura para as informações praticamente sumirem. Outro exemplo: a publicação de montes de charges de qualidade extremamente duvidosa. Desenhos infantis e piadas mais do que batidas, além de montes de erros de português, inclusive os mais básicos, de concordância e ortografia. As duas mudanças, certamente, motivadas pela amizade. Vale a pena repensar o blog, com certeza. Não deu para postar este comentário lá, porque é tudo bloqueado. Ah, e já adianto que tão logo leia isso, o dono do blog vai dar xilique. Já tô até com medo...hahahahahahahaha
POSTADO POR GILBERTO OMBUDSMAN ÀS 05:56
Anônimo disse...
Resposta óbvia: agora "o phoda dos phodas do jornalismo monlevadense" não tem profissionais para abastecê-lo de informações. Gláucio Santos e Kátia Passos conseguiram se livrar da chatisse do "jornalista phodão" e trabalham na Assessoria de Comunicação da Prefeitura. Enquanto isso, "o phoda dos phodas do jornalista da terra esburacada" assedia profissionais de outros órgãos da cidade para tentar compensar a perda. Porém, até o momento ninguém se habilitou para a vaga. A fama dele de editor "super legal" contagiou entre os profissionais de imprensa da cidade. Assim que a equipe de jornalismo do A Notícia voltar ao normal o Antenado, atualmente mais desantenado do que tudo, pode conseguir postar alguma coisa útil sugada dos repórteres do A Notícia. Hahahahahahahaha
Anônimo disse...
Adorei o segundo comentário acima. Vale lembrar que a Nívea Martins também conseguiu se livrar dos chilic´s do phodão. Ela deixou o A Notícia para ser secretária do PV. Talvez seja por isso que até o Márcio Passos é visto com "maquinha na mão" bancando repórter por aí, hahahahahahahahaha
18 DE FEVEREIRO DE 2009 03:54
Gilberto, Ombudsman disse...
Gente, é mesmo...não havia atinado para esse detalhe: o phoda dos phodas ficou sem mão de obra escrava...hahahahahahahahahaha. Valeu pela lembrança, galera!"
Então, também não é ético ficar avacalhando o trabalho do cara através de comentários anônimos, quando você poderia ter falado tudo no texto. Por que você não fala do trabalho dos outros jornalistas em jornais então? Por que só o Breno?
ResponderExcluirNão leve a mal, mas também posso ser seu ombudsman, não posso? rs
Bigorna, ou você tá doido, ou então fumou alguma coisa estragada. Vamos lá: não fiz comentário sobre o trabalho do Breno no jornal, mas no blog. Fui eu mesmo que o chamei de "Pdoda dos Phodas", assim mesmo com PH. Mas nunca fiz comentário em cima dos meus próprios comentários. Isso é ridículo e é algo que tento combater aqui. Só que os leitores gostaram dos termos e o replicaram (e desconfio muito de quem seja. Com certeza, alguém que trabalha ou trabalhou com ele). E, mais uma vez, amigo Bigorna, você está tentando tirar o foco da discussão que levantei. Infelizmente. Ao tentar dirigir a mim "acusações" parecidas com as que lhe fiz, você, novamente, deixa de responder as questões que levantei. Então, já vi que não adianta. Para minha decepção, você está que nem certa turminha que há por aí, que empaca em cima de dogmas e não se arreda nem à base de chicote. Uma pena, porque isso faz com que se perca na qualidade do debate. E eu sei bem o que é essa Síndrome de Leonel Brizola...termos, aliás, que você acaba de copiar. Será que fui também eu quem fez o post em seu nome?
ResponderExcluirUai, você está sendo incoerente. Você não achava que eu era Pedro paulo por muito menos? Por que não posso achar que você é o leitor anônimo diante das evidências. Nem por isso chamei você doido ou maconheiro. Lamentável, hein?
ResponderExcluirE outra cosia, responder a que? Tudo que tinh para falar está dito aí em cima. Se você não entendeu, não tenho culpa. quis apenas levantar essa questão para você refletir. Mas sem problema, amigo.
ResponderExcluirParabéns, Bigorna! Você conseguiu. Tiurou totalmente o foco da discussão séria do início e trouxe para um outro patamar, no qual, infelizmente, eu não tenho disposição para duelar. Faz assim: deixa prá lá e esquece o que comentei. Melhor. Desisti de dar murro em ponta de faca. E decepcionado...
ResponderExcluirParabéns Bigorna, esse post mostra bem como funciona a cabeça do MP. É falar sobre imparcialidade para demonstrar o contrário na prática.
ResponderExcluirparabens bigorna...
ResponderExcluirtem q desmascara o viado,ladrão sem vergonha do M.P. mesmo!!!
kkk briga interna. quem vencerá?
ResponderExcluirEsse MP é muito falso. Pior que tem seus fãs. Só nessa cidadezinha mesmo.
ResponderExcluirei, n concordo com esse gilberto n. O Bigorna simplesmente desmascarou o Monstro Passos, mostrou a mentira que ele tinha contado. Pra mim tá no foco da discussao
ResponderExcluirhuahauhua o gilberto ombudman pagou pau quando foi desmascarado huhaa essa foi boa
ResponderExcluirEu quero mesmo é que Gilberto e Bigorna explodam-se.
ResponderExcluirhaha pede pra saí depois dessa, Gilberto ombusman
ResponderExcluirGente, tô besta...esse povo não sabe ler? Meu amigo Bigorna, me ajude: o que é que tem a ver o MP com o que vínhamos debatendo? Acho que fiquei ainda mais burro do que já era...
ResponderExcluirMeninos, meninos..... ai ai ai... que briga feia! Discutindo por bobagens! Vamos usar a criatividade para debates mais úteis e fundamentados!
ResponderExcluir