quinta-feira, 26 de março de 2009

SPC - ALGUÉM SE INFORMOU?

Os blogs do Piolho e do Passos em Falso noticiaram que o nome da Prefeitura estava no SPC. O jornal Bom Dia desmentiu, dizendo que nunca esteve. Hoje o Mau Passos disse que estava mas já tiraram.

O Bom Dia deve ter se informado com a Prefeitura. O Mau Passos e o Piolho, com a empresa que disse que supostamente colocou o nome no SPC. Mas nenhum deles afirmou que conseguiu a notícia junto ao SPC. Será que os jornalistas monlevadenses estão se esquecendo do básico do básico do jornalismo, que é se informar para informar? Era tão difícil se informar no SPC, que daria a informação mais confiável? Vamos ver se teremos respostas animadoras ou apenas silêncios eloqüentes a demonstrar o amadorismo da nossa imprensa...

9 comentários:

  1. Bigorna. Apesar do seu anonimato é interessante o que vc faz. Passa o dia todo na tela do computador lendo blogs dos outros. Vc deve trabalhar em repartição pública. Pelo estado da cidade, deve ser em Monlevade. Mas, isso não importa. Só que não li em momento nenhum no blog Piolho de Cobra que o nome da Prefeitura estava no SPC. Li lá que poderia ir parar no SPC. Portanto quem noticia em falso é você. Mesmo assim, parabéns. Seu esforço e trabalho são IMPORTANTÍIIIIIISSIMOS para a cidade. Com certeza vc nao deve ter mais o que fazer.

    ResponderExcluir
  2. post de cima=piolho
    hahaha

    ResponderExcluir
  3. Ops.. peraí.. Piolho é o caralho!

    ResponderExcluir
  4. Caro anônimo 1,
    tem toda razão. Falha minha de leitura! O piolho em momento algum disse que o nome da Prefeitura estava no SPC, apenas o Mau Passos. Obrigado por me corrigir e volte sempre.

    ResponderExcluir
  5. Bigorna,
    Na verdade existe uma questão ética e jurídica sobre isto. A imprensa pode até consultar estas informações, mas não pode divulgar, sobre força de contrato, já que as informações fiscais são de interesse particular. Porque senão era apenas investigar as dívidas das empresas e efetuar denúncia, divulgando que a empresa x ou y deve tanto. As únicas informações sobre dívidas que são públicas são aquelas que a Receita Federal e o INSS divulgam (são de acesso público) e as que são obtidas por meio privado (SERASA, SPC) são protegidas pelo anonimato.
    Claro que isto não impede do jornal ou do bom jornalista pesquisar, mas ele não pode revelar o resultado da pesquisa.
    Mas aí cabe, em caso de denúncia, a própria prefeitura provar que seu nome não está "sujo" na praça.

    ResponderExcluir
  6. obrigado pelo esclarecimento da parte jurídica. Não sabia que a informação era protegida pelo sigilo. Em todo caso, acho que houve infringência na questão ética, já que eu vi publicadas afirmações. Será que se pode afirmar quando há duas informações contraditórias (a da empresa e da prefeitura) e não se sabe qual a verdadeira? e outra coisa, não é difícil o jornalista conseguir a informação correta. Basta procurar algum comerciante, que tem acesso aos dados do SPC, e divulgar a notícia, sem revelar a fonte, já que é uma prerrogativa do jornalista. Eu não vi ninguém (nem o povo do Bom Dia nem o Mau Passos) dizendo que obteve a informação.

    ResponderExcluir
  7. Realmente, tem a questão do sigilo da fonte, que tinha esquecido. Mas você já reparou que a imprensa sempre atende a um dos lados? Ou ela é oposicionista ou situacionista. E esquece seu papel primordial, que é o de informar a população. Se um leitor e cidadão procura apenas uma fonte, sua visão sempre vai ser deturpada. Acredito que aí que os blogs fazem a diferença (embora alguns esteja a serviço de interesses pessoais, e não coletivos).
    Infelizmente isto é uma regra da democracia. Mas meu sonho é de ver a imprensa escutar mais, denunciar mais, e apoiar o que é correto, e fiscalizar todos, inclusive a própria imprensa.

    ResponderExcluir
  8. A imprenssa pode sim informar se determinada empresa nao tem seu nome incluso no SPC. O que nao pode ser divulgado e a inclusao. E o Bom Dia, conforme materia, informou sim como conseguiu - vide trecho da materia - A informação foi obtida após rápida consulta ao serviço, que apontou que até ontem, 24, às 17h26 (hora da consulta), nada constava sobre informação de inadimplência ou mora no SPC Brasil em nome da Administração Municipal.
    Inclusive publicou um fax simile da consulta - vide Bom Dia impresso.
    O Bom Dia sempre busca checar as informacoes que chegam ate sua redacao.

    ResponderExcluir
  9. O blog não tem como objeto jornal, mas mesmo assim falei do Bom Dia para mostrar a contradição de informações. E bom saber que o jornal checou as informações antes de publicar, como toda a imprensa deve fazer. Parabéns. Vamos esperar o que o Mau Passos vai falar.

    ResponderExcluir

Ao contrário de alguns blogs cujos donos são "democráticos" conforme suas próprias conveniências, a postagem aqui é livre e sem censura....