terça-feira, 31 de março de 2009

A PEDIDO

Alguns leitores sugeriram que, em vez de moderar os comentários, apagasse aqueles ofensivos, para que tudo ficasse mais transparente. Como sei que o comentários ofensivos são apenas uma minoria bem pequena, resolvi agasalhar a sugesão dos leitores e acabar com a moderação. Apenas alerto que os comentários com ataques pessoais a terceiros e referentes à intimidade de pessoas serão deletados. Não é censura, apenas uma maneira de me resguardar. Ontem inclusive mandei uma mensagem ao Piolho dizendo que se ele se sentir ofendido por algum comentário, ele será apagado, vamos ver se ele se manifesta. Como já disse, devemos discutir idéias e não pessoas. Abraços!

VERDADE

Mais Mau Passos:

"TIPO PARA TODO GOSTO

Tem gente que surge do muito e gente que surge do nada para as assessorias.
Tem aquele que botou a cara para fora e contribuiu para a vitória, tem aquele que ficou escondido até os 48 minutos do segundo tempo, tem aquele com mérito próprio, tem aquele que forçou a barra, aquele outro protegido pelo partido e tem ainda aquele com bom QI (Quem Indica).
Bom assessor é aquele que tem conhecimento técnico e sensibilidade política.
Quem não os tem acaba ficando no faz de conta."


Tenho que concordar com o Mau Passos. Há no governo assessores que não possuem a qualificação necessária para exercerem a função. A nomeação de assessores incompetentes não é exclusividade do governo Prandini - na verdade não conheço nenhum governo que não tenha acontecido isso - e parece ser um mal decorrente da política, já que concessões têm que ser feitas por todos os lados. São essas coisas que fazem com que o brasileiro seja desiludido com a política e com os políticos...
*um erro corrigido

NADA COMO UM DIA APÓS O OUTRO

Rapadura de hoje:

"MÍDIA DO GOVERNO

Escrevi aqui outro dia sobre uma festa que o dono do jornal diário oficial do Governo Prandini promoveu em cinematográfico sítio em Rio Piracicaba no dia 18 de janeiro.
Agora começo a receber informações detalhadas do despudorado encontro bancado pela empresa de comunicação aos donos dos cofres do município.
Todos os funcionários do jornal foram convidados para dois dias de festa, mas depois desconvidados para o sábado, permitida a presença deles somente no domingo.
Os que chegaram mais cedo ainda encontraram o prefeito Gustavo Prandini e o assessor de Governo, Emerson Duarte, mais os familiares, acordando após um intenso dia e noite de sábado de muita mordomia, quando acertaram o plano de mídia do governo.
O jornal patrocinador do churrasco e a rádio que doou R$20 mil à campanha seriam os mais beneficiados com os recursos da comunicação.
Estranhamente, o assessor de Comunicação, jornalista Luiz Ernesto, não foi convidado para a festa e ficou de fora dos acordos, restando-lhe apenas assinar e cumprir o que se decidiu.
Desrespeito ao profissional e relações não recomendáveis, principalmente para quem sempre apontou o dedo para outros."



Sem entrar no cerne da questão, achei bem engraçado este "post" do Mau Passos. Isto porque o que ele reclama que está acontecendo foi exatamente o que aconteceu com relação ao jornal A Notícia quando o Olheira era prefeito. O jornal recebia muito mais verbas de publicidade que qualquer órgão de imprensa e até pequenos agrados como publicação do jornal na cor verde após a reeleição do Canseira ele fez. É, como se diz, nada como um dia após o outro...

MODERAÇÃO

Recebi hoje um email bastante educado de um leitor  de alcunha "justiceiro" que me pediu para que eu excluísse algumas mensagens que tratavam de questões pessoais do Piolho de forma ofensiva - acredito que seja um cidadão que posta aqui me chamando de bigorninha ou até o próprio Thiago, se é que não são as mesmas pessoas. E ele me sugeriu que ativasse a moderação de comentários, para evitar tal sorte de abusos.

Achei bastante razoável o email do rapaz. Este espaço serve para debate de idéias e sou avesso que ataques pessoais sejam feitos. E, mesmo para evitar uma responsabilização futura da minha pessoa por comentários feitos por terceiros, decidi apagar os comentários que ele me pediu e ativar a moderação de comentários. Mas todos podem ficar tranqüilos, apenas comentários com ofensas pessoais a terceiros não serão publicados. O restante será publicado como sempre foi. E quem se sentir incomodado com algum comentário ofensivo pode me comunicar que providenciarei sua retirada.  Espero contar com a compreensão de todos. Obrigado.

segunda-feira, 30 de março de 2009

CENSURA?

Antes de criar este blog, comentei no Piolho de Cobra, elogiando-o por ser democrático e publicar até mesmo comentários contra suas idéias e sua pessoa em seu blog. Lembro-me, também, que o Piolho postou uma vez dizendo que somente não publicava comentários com xingamentos e palavras de baixo calão. E lembro-me, ainda, que cada "post" do Thiago era comentado por pelo menos 4, 5 pessoas.

Vejo que hoje as postagens do Thiago são publicadas e quase nunca há comentários. Não acredito que seu público tenha baixado tanto, apesar da visível queda de qualidade do blog. Também não acredito que todos os comentários contenham palavras de baixo calão.

Então, acho que o mais provável é que o Thiago, a exemplo do que ocorre no Antenado, Rapadura e Blog do Mala - embora este tenha até publicado alguns comentários meus ultimamente, demonstrando, talvez, uma mudança de postura  -, esteja censurando comentários, possivelmente por serem contrários ao que ele pensa ou prega.

Isso é lamentável, Thiago, pois na democracia deve prevalecer a interação e a diversidade de idéias. Veja o que seu site preferido diz sobre o blog: "Um recurso característico dos blogs é a possibilidade de interação do visitante, respondendo ou opinando em relação aos artigos postados." ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Blog )

Aí, Piolho, espero que você reveja sua aparente posição de censurar os comentários, porque isso vai contra a essência do blog e revela um espírito antidemocrático. Siga meu exemplo, não vê a quantidade de comentários me xingando (embora uns 95% sejam de sua autoria, né?... rs)? Um abraço, brother!

RESSENTIDO

Não tenho mais corrigidos os pequenos erros de português do Piolho, mas esse foi demais:

"Segunda-feira, Março 30, 2009

Carlos Moreira e seu cabo eleitoral

O ex-prefeito Carlos Moreira tem o que comemorar. Graças ao mau desempenho do prefeito Gustavo Prandini, principalmente devido aos erros e escândalos ressentes, as comparações são inevitáveis e a campanha para deputado cresce na cidade. A tendência é de que Moreira se candidate a deputado federal, já que Mauri Torres deve se candidatar a deputado estadual.

O HOMEM QUE COPIAVA

Marcelo Mala postou o seguinte texto ontem:

"Aprenda a chamar a polícia…

Março 29, 2009 by blogdoleunam

Eu tenho o sono muito leve, e numa noite dessas notei que havia alguém andando sorrateiramente no quintal de casa.
Levantei em silêncio e fiquei acompanhando os leves ruidos que vinham la de fora, até ver uma silhueta passando pela janela do banheiro.
Como minha casa era muito segura, com grades nas janelas e trancas internas nas portas, não fiquei muito preocupado, mas era claro que eu não ia deixar um ladrão ali, espiando tranqüilamente.
Liguei baixinho para a polícia, informei a situação e o meu endereço.
Perguntaram-me se o ladrão estava armado ou se já estava no interior da casa.Esclareci que não e disseram-me que não havia nenhuma viatura por perto para ajudar, mas que iriam mandar alguém assim que fosse possível.
Um minuto depois liguei de novo e disse com a voz calma:
- Oi, eu liguei há pouco porque tinha alguém no meu quintal.Não precisa mais ter pressa.Eu já matei o ladrão com um tiro de escopeta calibre 12, que tenho guardada em casa para estas situações.O tiro fez um estrago danado no cara!Passados menos de três minutos, estavam na minha rua cinco carros da polícia, um helicóptero, uma unidade do resgate, uma equipe de TV e a turma dos direitos humanos, que não perderia isso por nada neste mundo.
Eles prenderam o ladrão em flagrante, que ficava olhando tudo com cara de assombrado.Talvez ele estivesse pensando que aquela era a casa do Comandante da Polícia.
No meio do tumulto, um tenente se aproximou de mim e disse:
-Pensei que tivesse dito que tinha matado o ladrão.
Eu respondi:
- Pensei que tivesse dito que não havia ninguém disponível.

Postado em Uncategorized | Nenhum comentário »" 

O Mala está se tornando um especialista em se apropriar de textos copiados. Esse texto que ele postou tem sido atribuído a Luís Fernando Veríssimo e corre na internet há um bom tempo ( http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=%22luis+fernando+ver%C3%ADssimo%22+pol%C3%ADcia+escopeta&meta= ). Como é sabido, não se pode confiar cegamente que o autor do texto seja Luís Fernando, dada a falta de confiabilidade dos blogs e sites listados na pesquisa acima. Mas é certo como 2+2=4 que o Mala copiou o texto e reproduziu em seu blog como se fosse de sua autoria, na tentativa de enganar seus leitores. Coisa feia, hein, Mala?!

Bigorna pode ser mulher

Definitivamente o Bigorna não é o Emerson!!!
Não entendo a preocupação de vocês em torno
do assunto....
O Bigorna é indescritivelmente muuuuuito mais
inteligente do que ele. E já pensaram que o Bigorna
poderia ser uma mulher??? Não subestimem a inteligência,
astúcia e perspicácia das mulheres. Garanto que poderão
ser surpreendidos.
Falei e disse.

sábado, 28 de março de 2009

PALVRA DE RESPEITO

Vou reproduzir as palavras do excelente Breno Botelho - amigo do Emerson Duarte - para tentar convencer os incrédulos de que não sou Emerson Duarte:

"Grande ouvinte
Sou amigo do Emerson Duarte (que não é o Bigorna) de longa data. Desde que iniciei uma faculdade de jornalismo, eu o acompanhava em seus empreendimentos de comunicação e sugava ao máximo de experiência jornalística. Mais o que eu mais gostava é que ele sabia me ouvir. Dava atenção às minhas sugestões. Não foi à toa em 3 meses fizemos com que o jornal semanal “O Momento”, feito só por nós dois, chegou a ser um dos melhores jornais da cidade.Durante a campanha eleitoral em 2008, dirigindo o lado verde, Emerson nunca deixou de me ouvir e de me perguntar o que eu achava disso ou daquilo.Obviamente, hoje temos menos tempo para conversar. Mas quando nos encontramos, conversamos da mesma forma quando trabalhávamos juntos.Emerson é o homem forte do governo hoje. E não poderia ser outro. "

sexta-feira, 27 de março de 2009

NÃO SOU O EMERSON

O dono do blog resistindo cismou que sou Emerson Duarte. Caro Pedro Paulo, embora tenha grande admiração pelo Emerson e pela sua trajetória, não sou ele. Acredite, eu sou eu mesmo...

E AÍ??

E aí, Piolho, não esqueci do caso Luiz Alpino. vai representar na Câmara e MP ou ficar desmoralizado na história?

ÚLTIMA VEZ

Não vou ficar falando mais da "sinceridade" do Mau Passos em Pele de Cordeiro, porque já tá cansativo. Só queria falar desse trecho:

E me é muito fácil fazer este testemunho porque nunca precisei e nem preciso dos favores de Gustavo Prandini, além de não ter vocação para puxa-saco. E não me preocupa nenhuma retaliação presente ou futura do atual governo. Que ele faça o que bem entender contra mim e contra os meus interesses particulares e profissionais, mas que se reabilita e restitua ao povo de Monlevade a esperança dos dias melhores que lhe foram prometidos."

Interessante que, quando a Promotoria estava entrando com ações de improbidade contra o Olheira - inclusive aquela da cessão do terreno ao MPassos -, o Passos em Falso não parecia satisfeito, tanto que criticava a promotora constantemente em seu jornal, mesmo ela estando fazendo a coisa certa. Será que, se o Prandini for contra seus interesses particulares, retirando a cessão do terreno em que está o A Notícia, o discurso do Passos em Pele de Cordeiro vai ser o mesmo de sua postagem acima? O tempo dirá o que já está escrito nas estrelas... 



quinta-feira, 26 de março de 2009

SPC - ALGUÉM SE INFORMOU?

Os blogs do Piolho e do Passos em Falso noticiaram que o nome da Prefeitura estava no SPC. O jornal Bom Dia desmentiu, dizendo que nunca esteve. Hoje o Mau Passos disse que estava mas já tiraram.

O Bom Dia deve ter se informado com a Prefeitura. O Mau Passos e o Piolho, com a empresa que disse que supostamente colocou o nome no SPC. Mas nenhum deles afirmou que conseguiu a notícia junto ao SPC. Será que os jornalistas monlevadenses estão se esquecendo do básico do básico do jornalismo, que é se informar para informar? Era tão difícil se informar no SPC, que daria a informação mais confiável? Vamos ver se teremos respostas animadoras ou apenas silêncios eloqüentes a demonstrar o amadorismo da nossa imprensa...

SEPARADOS NO BERÇO

Gostei da postagem do Mau Passos hoje:

"QUE NEM ELEEu estou que nem o Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal.“Procuro advertir para que não haja excessos. Não tenho nenhuma intenção de ser oposição”.Minhas criticas se devem a uma “situação de total descontrole e anarquia”."

Interessante a simpatia do Mau Passos pelo presidente do Supremo. Afinal, o detestado presidente é conhecido também pelas albunhas de GilMAU Mendes, Agente do Mau e Darth Vader da Justiça. Acho que ambos iriam se dar muito bem, não?

TAREFA PARA OS LEITORES

Essa eu achei muito engraçada e ri à beça. Mas para não me acusarem de perseguição, deixarei aos leitores a tarefa de comentar. Piolho de hoje:

"Fui vencido aos 48 do segundo tempo por um CAQUI!
Até então estava empatado com o assessor de Comunicação do prefeito Gustavo Prandini, Luis Ernersto. Ele é atleticano. Eu também. Ele admira e respeita seu irmão, João Carlos de Oliveira. Eu também. Ele gosta muito de mulher. Eu também. Ele gosta muito de cerveja. Eu também. Ele trabalha muito. Eu também. Ele é comprometido com suas tarefas. Eu também. Ele gosta muito de ler. Eu também. Ele é jornalista. Eu também. Ele gosta de política. Eu também. Ele gosta de emitir opinião. Eu também. Ele assina o que escreve. Eu também. Ele não foi convidado para ir a um sítio em Rio Piracicaba discutir e elaborar o plano de Comunicação da Prefeitura. Eu também. Mas confesso que a partida foi desempatada aos 48 minutos do segundo tempo: Ele entende de caqui. Eu; não! "

"O RESPONSÁVEL"

Há pouco tempo, postei a seguinte mensagem:

"ANTECIPANDO

Saiu no abobrinha(cidademais), não sei se é verdade, já uqe só tem abobrinha naquele lugar:
"ACABOU O CARTEL DE GASOLINA EM MONLEVADEFOI INAUGURADO POSTO GIRASSOL PROXIMO AO RESTAURANTE CAÇULA/BELMONTEBANDEIRA PETROBRAS GASOLINA 2,44ALCOOL 1,59ACEITA CARTAO DE CREDITO"
Aposto 100 por 1 que, se for verdade a notícia, o Marcelo Mala vai falar sobre isso no blog dele e vai autoproclamar o responsável pelo fim do cartel dos postos em Monlé. Escrevam isso..."

E não é que o Mala postou hoje no sentido do que eu antecipei:

"Porque aprendi que o jornalismo não se faz apenas com palavras de ordem para se caracterizar uma oposição, dentro de um grupinho, mas também de manifestos que venham colaborar com o coletivo, ou seja, a comunidade. Valeu a pena ter conquistado essa batalha, mas podemos fazer muito mais e ver acabado de vez o Cartel dos Combustíveis. Valeu!"


Fala sério, Mala. Tá certo que seus manifestos foram legais, mas você acha que contribuiu em alguma coisa??? Você ficou 10 anos(de verdade) só falando e nada de agir. Agora veio um empresário corajoso para cidade e os louros da vitória são seus? Engraçadinho você, hein?!
(*um erro de pontuação corrigido)


quarta-feira, 25 de março de 2009

LOBO EM PELE DE CORDEIRO

Trecho de uma postagem do MAUcio Passos de hoje:

"Aliás, reconheço que tenho extrapolado minhas funções como crítico e blogueiro, agindo muito mais como assessor voluntário do governo do Partido Verde. E o faço com prazer porque sei que lá de onde está, o velho amigo e saudoso Alpino é grato por qualquer tentativa de colaboração para que um desastre absoluto não se revele."

Qualé Marcinho, todo mundo sabe que você está doido para voltar receber aquela dinheirama de publicidade que recebia do governo Olheira. Todo mundo sabe que você está torcendo como nunca para a Justiça Eleitoral tirar o Prandini. Todo mundo sabe que você não quer nem um pouquinho que o atual governo se dê bem. Até quando você vai vestir esta pele de cordeiro, Mau Passos em Falso?

PIOLHO

Há pessoas que acham que quero o mal do piolho e isso não é verdade. Um leitor sintetizou bem a situação:

"Anônimo 007 disse...
E o pior de tudo é o seguinte: o Bigorna é um presente na vida do Thiago e ele não está sabendo aproveitar nada. Então, podemos deduzir que o Thiago é burro por opção. O Bigorna tá sempre dando as dicas dos seus incríveis erros e, queira ou não, contribuindo para o seu crescimento intelectual. Mas é aquela coisa também né: quando surge uma oportunidade na vida, você precisa estar preparado pra ela, senão vai pelo ralo."

Já disseram que eu não gostava do Marcelo Mala, que estava pegando no seu pé. Mas comparem a qualidade de seu blog dois meses atrás e agora. Melhorou 100%. Os textos estão bem escritos e as opiniões estão fundamentadas e ponderadas. Tanto que agora raramente aparece algo do blog dele por aqui.

Já o Thiago melhorou 50%. O que não significa, necessariamente, que ficou bom o seu blog. Simplesmente porque ele estava abaixo da média no começo do ano, uma bobagem atrás da outra. Agora é uma bobagem, um acerto, uma bobagem, um acerto; melhorou 50%. Mas sei que ele melhorou para sobreviver, já que com aquele estilo kamikaze as ações criminais não iriam demorar a surgir e imaginem um jornalista coma ficha toda suja, que vergonha.

Por isso continuo a falar do blog dele às vezes. Eu ficaria realmente feliz, sem demagogia, se atingisse um nível aceitável. Já melhorou como eu disse, até já elogiei algumas vezes, mas volta e meia sai alguma bobagem. Algumas ele admite e corrige; outras ele corrige sem admitir; e outras continuam lá para todo mundo ver.

Espero, Piolho, repito, que você entenda que não quero seu mal, apenas desejo que você melhore o nível de seu blog. Tudo o que escrevo aqui procuro saber e fundamentar, para tentar não incorrer no mesmo erro que você incorre, às vezes. Talvez seu afobamento em publicar a notícia esteja atrapalhando, deixando que erros básicos sejam publicados e ridicularizados posteriormente. Espero que você não me veja mais como inimigo e preste atenção no que o anônimo 007 falou: não seja burro por opção...
(*um erro de digitação corrigido)

terça-feira, 24 de março de 2009

MONLEVADE TEM NOVO(VELHO) PREFEITO

Um leitor me alertou sobre a seguinte postagem do Piolho de Cobre:

"Elevadores no Santa Madalena
O hospital Santa Madalena recebeu elevadores na semana passada. Em entrevista, o prefeito Carlos Moreira disse estar feliz em ver o equipamento chegar a cidade. Segundo Moreira, mais este investimento deve “facilitar a inauguração por parte do novo prefeito”. Sobre a possibilidade de Monlevade ir parar no SPC, já que Prandini se negou a pagar um investimento para o Madalena a uma empresa de informática, Moreira preferiu não comentar nada. "

Puxa Piolho, podia pelo menos disfarçar suas vontades, sô!

MESTRE VERSUS PUPILO

Primeiro o Rapadura foi criado e começou a publicar notícias. O Antenado, na mesma proporção, parou de publicar notícias (embora tenha melhorado um pouco ultimamente.

Ontem foi publicado no Rapadura um vídeo.Se o Antenado mantiver o histórico de subserviência ao Rapadura, vai parar de publicar vídeos logo, logo. Vamos ver se o pupilo terá personalidade o bastante para coexistir e concorrer com o mestre...

SERÁ??

Um leitor comentou ontem: 

"Vcs já notaram que o thiaginho não reclama da saúde do governo prandini? é pq o prandini nomeu a tia dele para um cargo lá no PA. É aquela que coçav, digo, trabalhava lá naquele cabideiro que fica no aclimação a amepi"

Será?? Será que a ética jornalística do Thiaguinho orienta-se por tal norte? Engraçado mesmo, porque no começo do governo do Prandini parecia que o prefeito tinha colocado uma bomba no P.A. e explodido, porque o Piolho dizia que o P.A. tinha piorado 1000% com o Prandini etc. Todo dia tinha uma denúncia de uma velhinha que andou 37km para ser atendida e ficou 76h horas esperando. E agora, nada!!

Realmente muito estranho isso. Não precisa exagerar nas críticas como ele fazia, mas tenho certeza que o P.A. não está no estágio ideal que todos queremos. Será que ele não merece nenhuma crítica do Piolho mais?

Não sei se é verdade, vamos ver se o menino vai se manifestar ou vai se omitir como no caso do médico Luiz Alpino (aliás, Piolho, você ainda não respondeu: já representou no MP e na Câmara?). Em todo caso, tô pensando seriamente em contratar um parente do Piolho para ser meu colaborador. Quem sabe assim ele pára de postar como anônimo me criticando. Boa idéia, não?!



segunda-feira, 23 de março de 2009

MARCINHO PAZ E AMOR

Um leitor parece que descobriu o motivo do estilo Marcinho Paz e Amor. Claro que eu sabia que havia interesses pessoais por trás, mas nunca pensei no que o leitor falou. Vejam o comentário do leitor no " post' abaixo:

"Anônimo disse...
Lógico que ninguém acredita. Rsrs O mais engraçado dessa história toda é que o Mau Passos já recebeu ordens do chefinho dele o digníssimo deputado tucano MT para pegar mais pesado com o governo Prandini. Dizem que Mau Passos pediu calma, afinal o termo de concessao de uso do terreno onde fica a sede do A Notícia pode retornar ao município caso Prandini decida rever a sitação. Vamos aguardar, daqui 2 anos será Prandini na forca, coitado. A história sempre se repete em Monle."

Claro que nunca fui ingênuo o bastante para acreditar que Mau Passos tinha se tornado bonzinho. Só não imaginava o motivo para a pseudo-transformação. E essa versão do leitor é bastante plausível. Ou alguém duvida que, se a permissão de uso for revogada, o Rapadura não vai se tornar uma metralhadora giratória muito mais atuante que a do Piolho? Como sempre, interesses pessoais orquestram a sinfonia. Eta, Monlevade!

sábado, 21 de março de 2009

OS VENTOS MUDAM CONFORME O SOPRO

Interessante uma postagem do Maucio Passos hoje:

"PRIVADO E PÚBLICO
Laércio Ribeiro sempre foi um médico conceituado em João Monlevade e uma pessoa simples, equilibrada e avessa a confrontos.
Colocou-se à disposição do município como candidato com o objetivo de fazer o melhor pela cidade, mas foi assessorado por algumas pessoas que tinham outros interesses. Pessoas que não tinham nenhum constrangimento em misturar o público e o privado.
Laércio pagou caro politicamente por isso e a contratação da Polis é apenas um exemplo.
Nossa torcida é que Gustavo observe a história e tire dela as lições para fazer um bom governo."

Sem entrar no mérito da opinião do Mau Passos em Falso, engraçado observar que o Laércio foi o prefeito da história mais perseguido pelo A Notícia, para quem não se lembra. O jornal igualava-se à Rádio Cultura em termos de oposição ferrenha - às vezes, até com fundamento.

Contudo, até meados de 2006 - ou seja, mesmo após 6 anos após o fim do governo Laércio  -  o jornal A Notícia de tempos em tempos ainda publicava notícias acerca da famigerada CPI do Asfalto e sobre o caso Pólis, sempre com palavras duras em relação ao ex-prefeito.

Tanto que o jornal do Mau Passos chiou bastante quando a CPI do Asfalto foi arquivada - inclusive, pelos vereadores de situação do Carlos Moreira -  e o Ministério Público inocentou Laércio Ribeiro no caso Pólis, entrando com ação apenas contra os consultores da empresa e, me parece, um secretário de governo. Ele queria é ver o pescoço do ex-prefeito na forca.

Ou seja, Mau Passos sempre foi não só um ferrenho opositor ao governo do Laércio, até 2000, como também opôs-se contra a pessoa do ex-prefeito, até mesmo quando ele já estava morto politicamente, após as eleições de 2004. Agora vem com esse papinho de Marcinho Paz e Amor com relação ao Laércio. Será que existe alguém ingênuo o bastante para acreditar na "sinceridade" do Mau Passos?




sexta-feira, 20 de março de 2009

ALEGRIA DE PIOLHO DURA POUCO

Alegria de Piolho dura pouco mesmo, coitado. Há pouco, claramente decepcionado, ele postou o seguinte:

"Ah, agora sim!
Fui informado pela presidente do Sintramon, Nair de Cássia que ela não escreveu a carta que recebi. Portanto, ela não pecou por não escrever corretamente e sim por assinar documentos sem ler. Nossas crianças podem ficar despreocupadas. Já recebi outra carta dela, com tudo certinho!"


É Piolho, sua busca parece não ter fim. E o pior que o Marelo Melo, que era seu concorrente direto, melhorou consideravelmente. Mas não desista, confio em você, garoto!

PIOR QUE PIOLHO

Piolho de Cobra de hoje:

"Ao Depto. de JornalismoRádio Cultura AMSr. Thiago MoreiraPrezado senhor,Solicito cópias da gravação dos programas exibido no ar, das reportagens seguidas no horário da 12h00min na programação do Luciano Braga cujo Você deu reportagem no dia 28/02/09 e reportagens do dia 12/03/09 e dias subsequentes nos horários de 10:00h da manhã.Atenciosamente, Nair da Silva Cássia"Tô confuso, não entendi a carta ainda e não sei o que gravar. Psiu, a senhora é professora mesmo? "

É Piolho, depois de longa procura você encontrou alguém que comete mais erros que você, hein?! Essa Nair realmente não parece que é professora!!

Mais Passos em Falso...

O Maucio Passos em Falso publicou um artigo hoje, até interessante, sobre os ricos da dioxina. Não achei nada de estranho, até que fui alertado pelo internauta Manthis:

Manthis disse...
O marcio passos publica hoax em seu site. http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&ei=QozDSZSXKdyLtgf_m73ICg&sa=X&oi=spell&resnum=1&ct=result&cd=1&q=%22Edward+Fujimoto%22&spell=1Bem, ele comete erros também!”

Fui verificar do que se tratava o “link” mandado pelo internauta e verifiquei que a história da dioxina publicada pelo Mau era falsa, totalmente. Mas, como no final da postagem do Passos em Falso o texto estava creditado à Revista Unimed de Itajubá, retornei a mensagem ao Manthis em seu blog (http://uglydarksidemobile.blogspot.com/ ), nos seguintes termos:

BIGORNA disse...
Olá Manthis. Realmente teve o erro, mas parece que ele foi induzido. Tanto que no final ele citou a revista da Unimed, parece que ele transcreveu. Eu li rapidamente, esse Dr. não existe né?

Ocorre que, pouco tempo depois, recebi a seguinte mensagem do Manthis:

Manthis disse...
O médico não existe e entrei em contato com a Unimed Itajubá e eles não publicam artigos que não sejam assinados ou publicados em revistas cientificas. O Jornal deles não divulga estas informações alarmistas, até para evitar eventuais processos de alguma empresa envolvida.Adverti o MPassos sobre isto na sessão de comentários, e ele não respondeu.

Então percebi que, na verdade, o Passos em Falso pegou um desses textos enviados por email – que todo mundo sabe que possuem baixíssimo índice de confiabilidade - e publicou a notícia como verdadeira, ainda creditando o texto à UNIMED. Uai, Passos em Falso, não foi o senhor que disse que toma todas as cautelas na internet, não abre email sem destinatário, não abre blog anônimo etc., todo desconfiadinho??!! Era mentirinha??Que passo em falso, hein??!! O mais feio é que o senhor é “ jornalista” e deveria tomar cuidado com suas fontes. E o pior que ainda foi alertado da falsidade da informação. Atestado de cara-de-pau para você, Passos em Falso!!

quinta-feira, 19 de março de 2009

MELHOROU

Depois de tantos erros que verifiquei, vão dizer que estou perseguindo o menino. Só que apenas constatei os erros. E tenho que reconhecer que, nos últimos dias, o Piolho melhorou, está mais informando que deturpando, ao revés do que estava acontecendo há pouco tempo. Na verdade, se o Piolho tivesse se informado melhor antes de postar, iria ser um excelente "post" - sobre a representação no MP -, pois seria uma informação correta em primeira mão, bastante rápida, já que os fatos ocorreram agora à tarde. Pena que tinha tantos erros a postagem.

DUROU POUCO

O Piolho ficou alguns poucos dias sem me fornecer pauta e descontou hoje. Por isso que falam que não se pode elogiar. Olha o que ele escreveu:

"Ela foi a única membro do sindicato que recebeu aumento, todas as outras componentes da diretoria continuam retirando seus rendimentos normais."

Piolho da mamãe, membro é substantivo masculino. O adjetivo e o artigo que antecedem o referido substantivo com ele concordam. Assim, o correto é "ela foi o único membro". Vou continuar lendo a postagem e espero não encontrar mais nada errado, viu thiaguinho!? Senão vou contar para sua mãe e você vai ficar de castigo.

MAIS CAGADAS

Eu devia ter lido tudo de uma vez que publicava tudo na mesma postagem. Mas aí vou lendo o Piolho e me deparo com a segunda manchete do dia:

"Gustavo Prandini enfrenta seu primeiro processo no MP por improbidade administrativa"

Piolho, pelo amor dos meus filhinhos, você me mata de vergonha. O processo é judicial, todo mundo sabe disso. Como o Prandini vai enfrentar processo no MP , meu filho. Explica isso por favor?

Mas como hoje estou muito bonzinho com você, vou explicar aos seus leitores, que decerto freqüentam este blog para assegurar da veracidade de suas notícias. Caros leitores do Piolho, se os vereadores representaram na Promotoria de Justiça, o promotor, se entender que as denúncias são viáveis, instaura um procedimento, no qual ele vai apurar as denúncias. Após a conclusão do procedimento, se ele entender que houve improbidade , poderá propor a ação. Aí, sim, Prandini enfrentará o processo. Caso contrário, ele vai arquivar o procedimento e tudo acaba ali mesmo.

Tá vendo Piolho? Eu me informei e publiquei o texto acima. Você, que conhece muitas pessoas da área jurídica, deveria fazer o mesmo, consultando-os antes de escrever, já que todo jornalista deve se informar para escrever. Isso é básico do básico. Assim, você informa melhor aos seus leitores e evita ser desmoralizado neste blog.


NÃO CUSTA SE INFORMAR ANTES DE ESCREVER

Lendo o restante da postagem do piolho sobre a "ação de improbidade", deparei-me com a seguinte frase: 

"Após investigação dos parlamentares, eles descobriram que a Prefeitura teria beneficiado a presidente do Sintramon, Nair de Cássia Silva, com salários extras, o que, segundo a denúncia protocolada no Ministério Público, configura lesão aos cofres públicos para enriquecimento ilícito."

Piolho, Piolho, agora você pisou feio na bola. Se foi uma representação ao Ministério Público, logicamente não foi ação de improbidade. As ações são direcionadas ao juiz, e não ao promotor. Os vereadores certamente representaram contra o Prandini na Promotoria, o que é bem diverso de propor ação de improbidade. Por isso vale a pena o jornalista informar-se bem antes de escrever, para não passar notícias erradas aos leitores, questão que já levantei em outro "post".


AGORA HÁ POUCO

O piolho disse "Guilherme Nasser, Zezinho Despachante e Sinval Jacinto Dias ajuizaram, agora a pouco..." 

É agora "há pouco", piolho. Mesmo erro anotado dias atrás com relação ao blog do botelho.

ALGUÉM ERROU

O Piolho postou há pouco:

"Os vereadores Guilherme Nasser, Zezinho Despachante e Sinval Jacinto Dias ajuizaram, agora a pouco, no Fórum Milton Campus, uma ação por ato de improbidade administrativa contra o prefeito de João Monlevade, Gustavo Prandini."

Ocorre que, como bem alertado por um leitor via email, o art. 17 da Lei 8429, que é a Lei de Improbidade, diz que apenas a pessoa jurídica lesada e o Ministério Público podem propor ações de improbidade (Art. 17- A ação principal, que terá o rito ordinário, será proposta pelo Ministério Público ou pela pessoa jurídica interessada, dentro de 30 (trinta) dias da efetivação da medida cautelar).

Assim, evidentemente, alguém errou, já que os vereadores não podem propor ações de improbidade. Pode ter sido o Piolho que deu a informação errada. Pode ter sido alguém que informou ao Piolho equivocadamente que foi ação de improbidade e na verdade foi outro tipo de ação. E, finalmente, podem ter sido os próprios vereadores que erraram, propondo uma ação de improbidade que não estavam autorizados por lei. Neste último caso, a ação será prontamente extinta, sem ser analisada.

Em todo caso, Prandini está passando por um desgaste desnecessário, que poderia ter sido evitado se não tivesse aumentado a carga horária da Nair, embora, segundo ele, respaldado pela legislação.

Sugestão ao Bigorna

Lá nos comments a coisa tá feia. Feia e engraçada. Todo mundo querendo saber afinal quem é o Bigorna e, agora, quem é o Gilberto. Então, uma sugestão ao chefão deste blog: que tal, Bigorna, colocar uma daquelas pesquisas? Podem até ser duas, para ver quem está com mais ibope para assumir nossas identidades. Para você, a pesquisa já tá pronta: para Bigorna, as opções são Marcelo Sputinik, Breno Eustáquio, Emerson Duarte, Wir Caetano, Luiz Ernesto e...e...e...ih, esqueci...mas tem mais gente. Para Gilberto, a única opção até agora é Gláucio Santos.

ANTECIPANDO

Saiu no abobrinha(cidademais), não sei se é verdade, já uqe só tem abobrinha naquele lugar:

"ACABOU O CARTEL DE GASOLINA EM MONLEVADEFOI INAUGURADO POSTO GIRASSOL PROXIMO AO RESTAURANTE CAÇULA/BELMONTEBANDEIRA PETROBRAS GASOLINA 2,44ALCOOL 1,59ACEITA CARTAO DE CREDITO"

Aposto 100 por 1 que, se for verdade a notícia, o Marcelo Mala vai falar sobre isso no blog dele e vai autoproclamar o responsável pelo fim do cartel dos postos em Monlé. Escrevam isso...

ESTAMOS ESPERANDO, PIOLHO!

O Piolho ainda nãao falou se fez a representação do caso Luiz Alpino na Câmara dos Vereadores e Promotoria de Justiça. Vamos, Piolho, ou caga ou sai da moita!!

Sangue novo

Galera da "meteção de pau gratuita", tem sangue novo na praça. O Bigorna já recebeu a figura de braços abertos. Mas começou bem, mostrando pérolas como "voçê" (algumas vezes, então não foi erro de digitação) e "statu quo" (também), além de outras menos valorizadas. É o "Plugjm". Bem vindo! Acessem lá também e vamos "colocar na roda"...

Contribuição

O Bigorna já alardeou aqui que o Melo melhorou o seu blog depois de suas críticas; que o Márcio Passos Em Falso mudou a postura e busca linha mais equilibrada; e que até o Piolho melhorou. Tudo com a contribuição deste blog. Concordo com ele. E concordo que chegou também a vez do Antenado. Nenhum deles lê este blog, mas todos mudaram depois das críticas e comentários aqui. Mas vale um alerta: notem bem que eles mudaram aquilo que foi criticado aqui com embasamento, com fundamento. As bobagens político-partidárias não fizeram com que eles mudassem nada. Pelo contrário, nesse aspecto acho que essa "guerra dos blogs" prestou um desserviço a Monlevade até agora. As tantas bobagens inconsequentes ditas/escritas aqui, no PP-Bobo e no Piolho (principalmente nesses três) acabaram acirrando discussões tolas e posturas pouco maduras da turma da situação e oportunistas da turma da oposição. Serve para pensar, né galera?

ANTENADO (REFORMULADO A PEDIDO)

Fui criticado, recentemente e de forma justa, pelo competente e imparcial colaborador Gilberto Ombudsman, que elogiava pouco os blogs quando eles acertavam.

Por outro lado, o blog Antenado, há algum tempo, foi criticado pelo ético e ponderado colaborador Gilberto. Todas as críticas, sem exceção, foram justas - como aquela em que ele declinou a mudança de direcionamento do blog, que passou a publicar muitas bobagens em detrimento a notícias.

Hoje, 19/03/09, o blog Antenado merece todos os elogios. Publicou diversas notícias em primeira mão - como o infarto do prefeito de Bela Vista -, cumprindo seu papel primevo que é deixar seus leitores a par das notícias de Monlevade e região - antenados. Parabéns Breno Eustáquio e continue seguindo por esse caminho, não se deixando ofuscar pelo seu chefe. Afinal, respeito é uma coisa, subserviência é outra...

Convivência

Antes de escrever, já alerto aos navegantes: não vou aqui avaliar se é bom ou ruim, se é certo ou errado, mas apenas fazer uma constatação. E é simples: no meio político-partidário, principalmente daquela parcela que chega ao poder, é uma CARACTERÍSTICA geral a intolerância com a imprensa ou, pior ainda, com as posições diferentes. Inegável é também que a história mostra que os extremos têm essa característica mais exacerbada, tanto à direita quanto à esquerda. E a história atual do Brasil nos mostra isso claramente. Se no passado nos abismamos com a anti-democrática postura da direita, hoje nos assustamos com a anti-democrática postura da esquerda. A diferença está apenas nas consequências. Antes, prisão e tortura; hoje, debates fúteis, perseguições, choramingos. E toda essa polêmica que se vem arrastando na imprensa e nos blogs (inclusive neste) tem exatamente esta origem: a intolerância. Tive, ao conhecer o Bigorna, a esperança de dias melhores. Antevi - agora constato que intempestivamente - possibilidades e debate aberto, arejado, inteligente. Constato agora, com um peso de tristeza às costas, que estava enganado. Mas para tudo há remédio. E torço para que o Bigorna não se esqueça dos seus discursos originais. Voltemos à convivência das idéias!

Chumbo trocado

Temos, já há algum tempo, feito alguns debates, o Bigorna e eu. Até agora, eles ficaram restritos à área de comentários. Mas o dono do blog resolveu trazer para cá, então, respeitosamente, resolvi seguir o mesmo caminho. A respeito de sua postagem anterior, caro Bigorna, tratando do Antenado, cabem algumas observações. Primeiro: apesar de sua "síndrome de Leonel Brizola" o levar a crer nisso, não fui eu quem levantou a hipótese de o Antenado ter piorado pela saída de "colaboradores". Foi um leitor, e eu concordei com ela. Segundo: diante da sua costumeira imparcialidade, não me estranha que tenha feito referência à minha crítica (segundo você, injusta) ao Breno e a crítica (justa, segundo você) à sua postura você não ter creditado a mim. Natural. Afinal, discordei de você mas não consegui resposta sua que me convencesse. Como seria de se esperar, o que faz então? Passa a procurar pontos para tentar me desmoralizar ou menosprezar minhas opiniões. Aliás, parece, pelo último post, que perdeu o fio da meada: o comentário sobre o blog passou a ser não o foco, mas apenas o ponto de partida para o "destino final": apontar o dedo em minha direção. Sinceramente, caro Bigorna, preferia o tempo, não muito distante, em que sua inteligência e perspicácia serviam a objetivos mais nobres, como o salutar exercício do debate de idéias. Usar as suas forças para fazer caça a esta humilde bruxa que vos escreve me parece gastar muito tiro com pouco alvo. Ah, e pelos elogios rasgados no último post, a minha "síndrome de Leonal Brizola" atacou de novo e fez aumentar a lista de suspeitos...

ANTENADO

Fui criticado, recentemente e de forma justa, que elogiava pouco os blogs quando eles acertavam.

Por outro lado, o blog Antenado, há algum tempo, foi criticado pelo colaborador Gilberto. Algumas das críticas foram justas - como aquela em que ele declinou a mudança de direcionamento do blog, que passou a publicar muitas bobagens em detrimento a notícias - e outras injustas - como aquela que ele deixou a entender que a qualidade do blog e das notícias por ele publicadas dependia de outros funcionários do Jornal A Notícia, colocando em xeque a qualidade do bom jornalista Breno Eustáquio.

Cheguei a criticar o competente, porém, orgulhoso colaborador Gilberto, que, evidentemente, não aceitou as críticas. Aliás, tenho até minhas desconfianças que o colaborador tem uma pequena mágoa do Breno. Seria o Gilberto, na verdade, o Gláucio Santos Ombudsman, o bom jornalista que chorou quando Raílton perdeu as eleições mas que está feliz da vida hoje na Prefeitura?

Porém, voltando ao assunto, hoje o blog Antenado merece todos os elogios. Publicou diversas notícias em primeira mão - como o infarto do prefeito de Bela Vista -, cumprindo seu papel primevo que é deixar seus leitores a par das notícias de Monlevade e região - antenados. Parabéns Breno Eustáquio e continue seguindo por esse caminho, não se deixando ofuscar pelo seu chefe. Afinal, respeito é uma coisa, subserviência é outra...

quarta-feira, 18 de março de 2009

DIGA NÃO ÀS CÓPIAS

O Marcelo Mala fez uma postagem interessante hoje sobre o bairro "Puta que Pariu", em Bela Vista. Só que no último parágrafo escreveu: "A cidade, que era dividida em sete bairros, ganha agora mais um, e são eles: Bela Vista de Cima, Bela Vista de Baixo, Lages, Serrinha, Córrego Fundo, Favela, Puta Que Pariu (que lugar é esse ?), e Boca das Cobras (a Europa de Bela Vista)."

Curiosamente, no site desciclopédia (uma variação satírica da Wikipédia, aquele site que o Piolho de Cobra gosta de consultar ), encontrei a seguinte frase: "A cidade é divida em 7 bairros, Bela Vista de Cima, Lages, Serrinha, Córrego Fundo, Favela, Puta que pariu (que lugar é esse?), e Boca das Cobras (A Europa de Bela Vista)." ( http://desciclo.pedia.ws/wiki/Bela_Vista_de_Minas ). O cara-de-pau do Mala copiou quase a frase inteira e nem creditou ao site. Depois reclama quando o Pedro Paulo, do blog Resistindo, acusa-o de plágio. Sei que agora somos amigos, Mala, mas vou te dar aquele atestado do Mau Passos em Falso, hein?!

MAIS CLARAS

As coisas estão ficando mais claras no caso Nair. Hoje o Piolho postou um texto e, segundo Zezinho Despachante, a Nair passou a receber mais porque a carga horária dela de professora foi aumentada. De fato, não faz sentido aumentar a carga horária se ela não está dando aulas (fato também a ser verificado). Vamos aguardar os fatos e provas. E ficaram dúvidas: é o prefeito ou a secretária de educação que aumenta a carga horária de professores? Se foi a secretária de educação, o prefeito tinha conhecimento do aumento e que ele era ilegal? Vamos aguadar as investigações dos blogs monlevadenses para chegar às conclusões.

CHAPA VERDE?

Ontem passei batido sobre uma postagem do Mau Passos em Falso:

"CHAPA BRANCA, NÃO!O governo que mais publicou anúncios no jornal A Notícia foi o do prefeito Carlos Moreira.Nem por isso fizemos jornal chapa branca para agradá-lo ou recompensá-lo politicamente.Muito pelo contrário, publicamos todas as denúncias que surgiram contra ele e fizemos muitas críticas."

Fiquei puxando pela memória alguns fatos que deixarei à análise dos leitores.

Primeiramente, em 2004, no dia seguinte às eleições, após a vitória do Carlos Olheira sobre o Láercio Ribeiro Abaixo, o Jornal A Notícia saiu impresso na cor verde. Isso não é querer agradar O Olheira? Por que o mesmo jornal não saiu impresso em verde quando o Prandini ganhou?

Além do mais, lembro-me que, após cada denúncia e ações do Ministério Público envolvendo Carlos Olheira, o jornal A Notícia publicava o fato e, realmente, fazia muitas críticas. Mas, por incrível que pareça, não ao Olheira, que havia cometido improbidades administrativas e afins, mas, sim, à Promotora, que estava cumprindo seu dever de forma exemplar. Sempre o A Notícia deixava a entender que era perseguição da Promotora blá blá blá, querendo manipular a opinião pública. Publicava charges tentando ridicularizá-la. Chegou ao ponto de a cúpula do Ministério Público ter que vir a Monlevade para dizer que todas as ações da promotora estavam respaldadas por eles e estavam absolutamente corretas, enterrando esse papo de perseguição. No dia seguinte, enquanto todos jornais publicaram o fato como manchete, o A Notícia publicou uma pequena nota de rodapé. E, coincidentemente, as críticas do A Notícia à promotora diminuíram após a visita da cúpula. Afinal, como eles iam sustentar que havia perseguição pessoal ao Moreira se os chefes do MP disseram justamente o contrário? Há quem acredite em ladainhas, mas não a esse ponto.

Enfim, só queria deixar os fatos para reflexão e dizer que, de fato, de chapa branca o jornal não teve nada. Foi chapa verde mesmo. E o seu atestado de cara-de-pau continua aqui para você buscar, Sr. Mau Passos em Falso!

Episódio Nair - IV (leiam de trás para frente...)

Aí é que entra o nosso caso. O Bigorna, ao respondeu, fugiu do cerne da questão e tentou remeter a discussão para outro campo. Ora, isso é fazer o que ele acusa os outros blogueiros de fazerem: tentar manipular a informação e, por tabela, o leitor. Aí cabe o pedido e alerta: por favor, não tente enganar o leitor mudando o rumo da prosa. Você, meu amigo Bigorna, já mostrou antes que é capaz da humildade de reconhecer um erro. Mas espero que ela não se limite aos erros de português. Vamos manter o nível, combinado?

Episódio Nair - III

Corretíssimo, mas absolutamente fora de contexto. Afinal, ninguém discutiu o fato de a Nair continuar recebendo seu salário. Ninguém questionou nem mesmo se ela dedica horas de sua jornada à atividade sindical. Por motivo simples: isso é legal, legítimo e não engorda. O que se questiona é o fato de ela - segundo seu próprio relato - ter aumentado o seu salário pelo aumento da jornada devido à sua atividade sindical.

Episódio Nair - II

Dias atrás, postei fazendo referência às afirmações do Piolho Boy sobre o caso. E disse que ele havia acertado. Comentando a respeito, o Bigorna me respondeu falando sobre estabilidade de líder sindical, que tem garantia de emprego e salário depois de eleito. Corretíssimo.

Episódio Nair - I

Talvez nem fosse o caso de retomar o assunto, mas vi necessidade em função de comment feito pelo Bigorna a um comentário mais antigo meu. Como é mais antigo, e ficou lá embaixo na página, achei que poderia acabar se perdendo. Então, resolvi fazer novo post. Com a ressalva: aqui não se está discutindo o fato, mas a abordagem. Ou, trocando em miúdos, não se discute se a presidente do Sintramon e a Prefeitura estão certos, mas a abordagem do fato dada pelo Bigorna.

terça-feira, 17 de março de 2009

O LEITOR QUE TIRE SUAS CONCLUSÕES

Sobre a postagem "o leitor que tire suas conclusões", agora há pouco postada pelo Piolho, tenho algumas observações a fazer.

Quanto ao fato de ele insistir que se aplica a Lei 8.666, remeto ao leitor ao tópico http://bigorna-monle.blogspot.com/2009/03/piolho-atrapalhado.html .

Por outro lado, ele juntou duas jurisprudências. As duas, referentes a ações de cobrança, ou seja, manejada pelo próprio empregado lesado. Nenhuma sobre a suposta improbidade administrativa ou dano aos cofres públicos. As ações foram movidas única e exclusivamente pelos interessados. A terceira jurisprudêncai sobre falta de contrato, o que não é o caso, já que Luiz Alpino possui contrato com o município.

E outro ponto: uma coisa é a prestação de serviço voluntário e outra é a falta de pagamento por um serviço que deveria ser pago - que é o caso das jurisprudências juntadas pelo Piolho.  Imaginem se as pessoas que resolvessem participar dos famosos multirões que os municípios promovem quando necessitam resolvessem cobrar do município(como multirão para construção de um posto de saúde)? Eles aderiram a um serviço voluntário, então não há sentido em cobrar. É o mesmo caso do médico, que possui contrato com o município, aceitar voluntariamente um serviço adicional, sem cobrar.

Enfim, faço um desafio ao Piolho: se ele tem tanta convicção que o Prandini feriu ao lei, represente ao Ministério Público e aos vereadores. Pago para ver se vai sair alguma CPI ou ação de improbidade administrativa...

MARCELO MELO

O Mala hoje está me sabatinando no blog dele. Cismou que sou um tal de Marcelo Sputinick. Mala, minha foto está ali do lado, basta olhar. Confesso que está divertida a sabatina. Dêem uma olhada no blog do Mala...

VERDADE?

Thiaguinho postou hoje:

"Em meu blog, sempre publiquei todas as denúncias da oposição contra o Governo Carlos Moreira. Como elogiei quando ele acertava. Faço o mesmo com relação ao atual governo e deixo claro que o que precisa ser avaliado agora é o Governo Prandini. Ele é o prefeito."

Será? Só acredito vendo. Ou melhor, lendo. Duvido que o Piolho de Cobre tenha feito críticas destrutivas e sem fundamento nenhum em seu blog ao Carlos Olheira, como tem feito ao atual - aliás, porque será que, repentinamente, ele parou de falar sobre a suposta contratação ilegal do médico irmão do Prandini, que teria lesado os cofres públicos? Certamente ele sabe que a "denúncia"não tinha fundamento.

E ainda acho que, se o Piolho tiver feito alguma crítica mais dura ao governo Moreira, ele covardemente apagou o "post", assim como o fez no caso do "post" no qual ele dizia que a Rádio Cultura é uma bosta. Quem escreve deve assumir o que escreveu, não é? Se ele não se manifestar, espero a contribuição dos leitores para achar algum "post" nesse sentido, porque confesso que dá preguiça pesquisar no blog dele. E, reitero, duvido, porque, para mim, o Piolho não tem a mínima credibilidade, diante dos fatos ocorridos recentemente.

Mas, enfim, quem sabe ele não amadureceu um pouco. A recente mudança de atitude dele pode ser um sinal, embora possa ser apenas uma tática para não se queimar tanto...

DISCORDO DO MP

Embora tenha concordado com o Mau Passos no "post"abaixo, não pude deixar de discordar do seguinte:

"THIAGUINHO DA RÁDIO
A maioria das críticas governistas tem como foco o Thiago Moreira (ou Bretas, ou Gonçalves), diretor de jornalismo da Rádio Cultura, que afirma ter sido convidado para “ir para o lado do Prandini” por uma boa oferta do vil metal, mas preferiu ficar onde está.
Thiaguinho é novo na rádio e tem feito duras críticas ao governo Prandini, o que realmente não acontecia no jornalismo da emissora durante o governo Carlos Moreira, já que a emissora é de propriedade de seu aliado Mauri Torres. Isso é verdade.
Como é verdade também que a Rádio Comunicativa sempre criticou o governo Carlos Moreira e, agora, só fala bem do governo Gustavo Prandini, seu aliado político.
Reclamar de que, então? Pau que bate em José bate também em João. Até porque pimenta nos olhos dos outros não é refresco."


UM erro não justifica o outro. Não é porque a Alternativa fez jornalismo irresponsável de oposição no Governo Moreira que a Cultura tenha o mesmo direito agora. E vice-versa, ou seja, não é porque a Cultura puxou saco do Moreira antes do governo atual que a Alternativa deva fazer o mesmo com o atual.

O argumento do Mau Passos não condiz com sua inteligência e embasaria outras atitudes terríveis. Imaginem se todos governantes resolvessem desviar dinheiro público apenas porque os antecessores fizeram o mesmo. Estariam justificadas suas atitudes? Evidentemente que não.

Tenho certeza que o que todos querem é isenção e justiça nos órgãos de comunicação. É apontar os acertos e os erros e emitir críticas construtivas. Ninguém quer órgãos de impresa que querem apenas destruir nem aqueles que querem apenas apoiar, seja nos erros ou nos acertos. 

Entretanto, sei que meu pensamento é totalmente utópico no estágio atual da civilização, em que sobrepujam os interesses individuais (especialmente os financeiros) aos interesses coletivos... 

RECADO DO MP AO PIOLHO DE COBRA

Gostei da postagem do Maucio Passos de hoje:

"RADICALISMO, NÃO!
Já fiz jornalismo de oposição. Hoje tenho idade e experiência suficientes para não fazer mais. Não é o melhor caminho para oferecer o produto de qualidade que o eleitor espera.
No entanto, não aceito que façam oposição gratuita ao jornal A Notícia. Críticas podem fazer à vontade; oposição não. Oposição é coisa de adversário, inimigo. Aí vale tudo, desde que não se perca o respeito para com o leitor
.
(...)
PRIMEIROS 100 DIAS
Nenhum governo se habilita com menos de 100 dias, nem mesmo aquele comandado por um prefeito reeleito. E a situação se torna ainda mais difícil quando o momento é de uma crise como essa que atormenta o mundo.
Completar toda a equipe, ajustar os espaços sempre muito mal improvisados, priorizar as ações necessárias para dar início ao ano letivo, garantir os serviços essenciais, tampar os buracos e limpar a cidade, explicar que não tem emprego para todo mundo, estabelecer regras para garantir a governabilidade, evitar os assaltos aos cofres públicos, impedir que cada secretário crie sua prefeiturazinha e vai por aí afora.
Só após os 100 primeiros dias é que a máquina começa a funcionar lubrificada e no tom da música que o novo prefeito bota para tocar.
Antes disso, cobranças nada mais são do que oposição irresponsável. Mas os erros, no entanto, devem e precisam ser criticados. E o governo inteligente utiliza as críticas para fazer correções e evitar novos erros.
Isso quando o salto alto permite. O que nem sempre acontece."


Não sei se o MP escreveu o texto de coração - não consigo deixar de ser cético quando ele escreve coisas para o bem -, mas, para mim, não há dúvidas que foi um recado para o Piolho de Cobra e afins. Segundo o Maucio, "cobrança antes dos 100 dias é oposição responsável". E basta olhar as postagens do Piolho desde o mês de janeiro para perceber que ele, desde o começo, culpava o governo atual pela crise mundial, pelo tsunami, pela queda de uma avião na Ásia, pelas chuvas que castigaram a cidade, pelas mortes ocorridas na BR-381 e pelas fatos mais absurdos que se possa imaginar. Em fevereiro ele já escreveu que o governo do Prandini era o mais fascista que ele já viu - embora não soubesse o que era fascismo, ele sabia que era algo terrível.

Todavia, vivendo que se aprende. Depois de várias notícias e denúncias sem o mínimo de fundamento - tanto que nenhum outro jornalista da cidade teve coragem de apoiar, para não se queimar -, o Thiago melhorou a qualidade de seu blog e está mais cuidadoso nas suas denúncias e opiniões. Certamente, com aquele estilo kamikaze, ele não duraria muito tempo.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Melando o Mala

O Marcelo Mala, como tenho dito ultimamente, melhorou demais a qualidade de seu blog. Tem até alguns bons textos, como o de hoje intitulado o caixão do Sinval - que, aliás, demonstra a grande capacidade do nosso edil. Mas ele cometeu um pequeno lapso, que precisa ser corrigido, para o seu bem. Vamos ver um trecho:

"Sinval desliga o telefone e, assustado, o secretário Buião questiona: - Uai, mas você não disse que o seu colega tinha morrido? No que vem o tucano com a mais expontânea justificativa: - Não, você não entendeu direito."

Mala, é "espontânea"e, não, "expontânea". Você melhorou, mas não pode esquecer de seguir minha dica de digitar seus textos no "word", para evitar erros desagradáveis.

DÚVIDA NO AR

Um amigo, via email, me alertou sobre a redação do art. 37, inciso X, da Constituição Federal:

"X - a remuneração dos servidores públicos e o subsídio de que trata o § 4º do art. 39 somente poderão ser fixados ou alterados por lei específica, observada a iniciativa privativa em cada caso, assegurada revisão geral anual, sempre na mesma data e sem distinção de índices;"

Ficou a dúvida no ar agora O salário da Nair foi, de fato, aumentado pelo Prandini? Pelo jeito, ele não possuía esse poder. Então, ou teve uma lei autorizando o aumento - aí a culpa seria dos vereadores - ou o Prandini aumentou o salário indevidamente - sendo, portanto, sua culpa. Há ainda uma terceira alternativa: talvez, o salário não tenha sido reajustado, na acepção técnica da palavra.

Vamos aguardar e observar se os donos dos blogs vão averiguar a questão adequadamente e esclarecer aos leitores o que, de fato, ocorreu.

O perigo do "sucesso"

Tenho para mim que um dos problemas que levam os autores dos blogs a cometerem bobagens umas atrás das outras é o fato de conseguirem o que, para eles, pode ser avaliado como sucesso. O conceito é relativo e controverso, mas funciona assim: diante de um mínino de repercussão de suas postagens, a megalomania os ataca, eles começam a se perder e a se achar melhores do que realmente são. Perdem o fio da meada e a proposta do blog vai se perdendo numa barafunda de opiniões e, muitas vezes, polêmicas. E o fenômeno parece que se vai abatendo também sobre este Bigorna. Venho insistindo em alguns questionamentos ao colega e dono do blog, mas não tenho conseguido obter sucesso nas respostas. Elas até chegam, mas sem a inteligência, perspicácia e embasamento que ele usa nas críticas (vejam os comments que temos feito em outros posts). E agora assume que, na sua visão, o papel de Ombudsman seria "mais criticar que elogiar". Opa, opa...peralá, amigo...não é bem isso. O Ombudsman avalia erros e acertos para apontar caminhos que sejam o de melhorar continuamente e, assim, aumentar a qualidade da prestação do serviço (no caso, ao leitor). Só dizer que o sujeito caminha na direção errada não lhe garante chegar ao destino. É preciso ajudar na correção de rumo. E uma forma saudável de fazer isso é apontar os acertos. Texto chato, né? Mas achei que seria necessário, para fazer pensar um pouco. Garanto que não dói...

ERROU TAMBÉM

Um leitor anônimo bem observou um erro no blog do botelho:

"Anônimo disse...
Olhaí, Blog dos Brog. Não é só pegar no pé de alguns. Vale um puxão de orelhas do Prof. Pasquale no Blog do Botelho. Há no sentido do verbo haver se escreve com H. O "A quem diga" dele doeu."


Certíssimo o leitor, eu ainda não havia visitado o blog do Botelho. Pior que um tempo atrás cometi um erro parecido, escrevendo, em um comentário a um "post" do Gilberto, haja em vez de aja (do verbo agir). Fui prontamente corrigido pelo Gilberto.

Agora vou explicar por que peguei no pé do Piolho e do Mala por causa de erros de português e outros. Quanto ao Mala, o sujeito disse certa vez, com sua arrogância típica, que tinha o dom da palavra. Aí tive que mostrar para ele que ele não era tão bom quanto pensava - pelo contrário, basta olhar as postagens mais antigas deste blog para perceber que ele cometia erros horríveis. E, de tanto que peguei no pé dele, hoje ele não comete os erros grosseiros de antes. A mudança foi visível, tanto que faz tempo que não falo nada a respeito.

O Thiaguinho, mesma coisa. O cara não é ruim de tudo, mas também não é nenhuma Brastemp. Não é um Márcio Passos - um cara com inteligência acima da média - como ele se imagina, e, sim, um jornalista bem mediano, apenas esforçado. A postagem dele sobre o " governo fascista" do Prandini demonstrou bem o quanto ele é limitado. Aí deu umas nele e - não sei se foi por minha causa - ele até melhorou.

Mas é isso, às vezes vejo alguns errinhos nos blogs dos dois, mas nem falo nada, vez que houve visível melhora em ambos os blogs.

Piolho também acerta

Nem tudo neste mundo é 100% errado. Creio nisso e acho até que o Bigorna também. Mas ando duvidando de que o dono deste blog leve isso em conta todo o tempo (basta ao leitor passear pelos posts e comment s dos últimos dias para ver isso). Por isso, e para ajudar a manter o debate, vou registrar aqui post do Piolho feito no sábado:

Sábado, Março 14, 2009
Peraí? Nair tá recebendo por trabalhar mais onde?
Segundo reportagem de um jornal local, a presidente do Sintramon (Sindicato dos Servidores Públicos no Trabalho Municipal) Nair de Cássia, recebeu 100% de aumento do prefeito Gustavo Prandini porque ela teve o trabalho duplicado. O jornal diz: "na verdade, o que ocorre é que a carga horária de trabalho de Nair de Cássia foi duplicada. Até o ano passado, ela trabalhava 25 horas semanais e agora, diante da demanda de serviços, a mesma passou para 40 horas semanais, o que justificaria o aumento de salário proporcional". E Nair disse: "ao assumir o Sindicato a demanda cresceu consideravelmente, o que gerou a necessidade de aumentar a jornada de trabalho". Ops. Peraí? Desde quando o Governo pode remunerar trabalho exercido em Sindicato?
Postado por O PIOLHO às 11:41 1 comentário (s) sobre a postagem Links para esta postagem

Nessa o Piolho acertou na mosca. A própria Presidente do Sindicato diz que a carga horária de trabalho aumentou ao assumir a entidade. Uai, e daí, cara-pálida? Nunca vi isso: patrão remunera o líder sindical por sua carga de trabalho no sindicato? Geralmente, o que ocorre é que, caso haja acordo nesse sentido, o patrão mantém a remuneração do líder sindical, que se licencia do trabalho mas continua com sua remuneração para se dedicar à entidade. Essa pegou mal.

Perdão, Santa Clara!

No seu blog "Resistindo", o PP acaba de anunciar que vai colocar para funcionar a TV PP, com base em seu vasto conhecimento e formação em algo como "cinema de animação" e o apoio de um jornalista que será o seu "braço direito". Com base na qualidade geral do blog e na já demonstrada inteligência e cultura do seu autor, só nos resta rezar à Padroeira da Televisão: rogai por nós, Santa Clara...e perdoai-os, porque eles não sabem o que fazem!

sexta-feira, 13 de março de 2009

ATESTADO DE CARA-DE-PAU

O Márcio Passos fez uma postagem hoje interessante, falando sobre a auditoria que estão querendo fazer nas contas do Moreira:

"Estão certos em apurar e sanar todas as dúvidas, denunciando tudo que encontrar ilegal e irregular, mas é preciso ter cuidado com o excesso de achismo antes da hora, para não passar mais um atestado de honestidade para o ex-prefeito, como o fizeram no caso do dinheiro deixado em caixa e as dívidas herdadas. "

Tudo bem que o Mau Passos é amigo do Olheira, mas não precisa exagerar. Atestado de honestidade forçou a amizade. Como um prefeito -aliás, o primeiro e único, por enquanto, a ser processado por tais espécies de ações - que tem quase uma dezena de processos de improbidade administrativa nas costas (sendo que, em um deles, já foi condenado pelo Tribunal de Justiça) e uma ação criminal por desvio de verbas públicas pode ganhar um atestado de honestidade? Eu vou é dar a você um atestado de cara-de-pau, Sr. Mau Passos!


BIGORNA É ELEITO O MELHOR BLOG DE MONLEVADE COM 100% DE APROVAÇÃO

Em enquete realizada pelo blog Resitindo ( http://resistindo2009.blogspot.com/ ), o blog Bigorna foi eleito o melhor blog de João Monlevade, com 100% de votos, superando blogs mais antigos como Piolho de Cobra e Rapadura. Participaram da enquete 5 internautas. Obrigado a todos monlevadenses pelo reconhecimento, apesar de tão pouco tempo de trabalho, e lutaremos para melhorar mais ainda a qualidade do blog. (também sei criar notícias sensacionalistas, viu?)

quinta-feira, 12 de março de 2009

CONTRADIÇÃO

Um leitor anônimo deste blog bem observou uma contradição em postagens do Mau Passos em seu blog. Vale a pena publicar  o comentário:

Anônimo disse...

Queria apontar também uma contradição no blog do Márcio. Numa mensagem ele diz que o Railton nem estava animado com a idéia de assumir, com uma possível queda do Prandini. Num post posterior, ele noticia que a turma do Railton estava entrando com representação contra o Prandini. A tribo mudou de idéia muito rápido hein. Apanhei-te cavaquinho!


Verdade. Tem que ser muito ingênuo para pensar que Railton, Passos e Cia não estejam como lobos esfomeados esperando a decisão da Justiça Eleitoral. Afinal, nos 8 anos do governo Carlos Moreira, foi demonstrado que a máquina pública pode ser um negócio muito lucrativo para alguns...


INJUSTIÇA

O Piolho está se especializando em manchetes sensacionalistas. A última: "Sinval e Belmar se desentendem e petista sugere que tucano é semi-analfabeto". No texto é dito, apenas, que Belmar afirmou que Sinval não passaria no processo seletivo de onde ele trabalha, ou seja, SENAC. E desde quando que não passa no SENAC é semi-analfabeto? Que eu saiba, tem que ter até a 8ª série para participar do dito processo seletivo.

Mas não vou falar mais do assunto porque tratei no tópico abaixo e porque estou sendo censurado por todos os lados e há indícios até de uma insurreição interna. Como não tenho vocação para Cristo, não quero ser crucificado.

Só queria deixar uma observação: que injustiça dizerem que o Sinval é semi-analfabeto!! Hein?!!!

MANCHETES SENSACIONALISTAS

Piolho de hoje:

"Governo acusa administração Moreira de cometer irregularidades

Ontem, durante a reunião da Câmara, o vereador Belmar Diniz (PT), afirmou que o governo Carlos Moreira (PTB) teria comprado materiais para o hospital Santa Madalena no valor de R$ 80 mil que, segundo o parlamentar, estariam sob suspeita. Belmar Diniz disse que a empresa veio cobrar a fatura, mas o prefeito Gustavo Prandini teria se recusado a pagar, pois ele iria apurar a origem do material, que ainda não foi instalado. Apesar de não apresentar nenhuma prova de irregularidade, Belmar Diniz disse que deveria ser apurado o caso. Logo em seguida, ele foi chamado pelo assessor de Governo, Emerson Duarte, e após uma conversa de pé de ouvido, foi a Tribuna e disse que a Prefeitura abriria uma sindicância interna para apurar as supostas irregularidades."

Isso foi uma amostra de como um jornalista, se tiver com más intenções, pode tentar distorcer uma notícia pela sua manchete. No texto, é dito que o vereador Belmar suspeitava que a compra feita pelo MOreira era irregular. Também no texto, é dito que o Emerson Duarte disse que iria abrir sindicância para apurar se houve irregularidade. E na manchete, é dito o Governo acusa a administração Moreira, algo bem diferente do que consta no texto. Acho que nem preciso comentar mais nada, qualquer pessoa de inteligência mediana apreendeu a tentativa de manipulação pela manchete.

E em um trecho, o Thiago disse que "apesar de não apresentar nenhuma prova de irregularidade, Belmar Diniz disse que deveria ser apurado o caso." 

Ora Piolho, justamente por não haver prova, o fato necessita de apuração. Se prova já houvesse, uma apuração seria desnecessária.

Apenas para descontrair, este "post" do Piolho me fez lembrar de um artigo da revista MAD (sim, eu, um homem sério com reputação ilibada na sociedade, já li MAD), que ensina como criar manchetes sensacionalistas. Vou colocar duas que me lembro, depois vou ver se acho a revista (ou peço emprestada ao Piolho):

Notícia verdadeira: caminhão de talco tomba na favela e é saqueado; notícia sensacionalista: morro é abastecido com pó.

Notícia verdadeira: menina come cachorro-quente e passa mal; notícia sensacionalista: cachorro faz mal à menina.


 

Superação

O dono deste blog, Marcelo Bigorna (que não conheço) deve gostar de humor. Afinal, defende aqui um blog que é o supra-sumo da anarquia internética (rs...). Se alguém quiser ter uma aula de anti-português, anti-ética, incoerência, radicalismo absurdo e babaquice completa e inesgotável, é só procurar pelo "Resistindo", de um certo Pedro Paulo. Mas uma qualidade não se pode tirar do PP: ele se supera sempre. São tantos erros grosseiros que você, Marcelo, poderia se deliciar em corrigir. O cara se mostra um semialfabetizado incorrigível...para ele, nem corretor ortográfico do Word adianta...Hoje, por exemplo, ele se superou. Nem dá para comentar todos os absurdos aqui, porque iria cansar o leitor do Bigorna.

TPM DA MULHER DE MALANDRO

O mala amanheceu nervosinho. Primeiro, brigou com o Pedro Paulo, do blog Resistindo, em seu blog, chamando-o de babaca e afins. Depois começou a falar mal de algum evangélico que mandou uma carta para ele. Ainda postou o seguinte:

"Agora no final de março o nosso Blog estará completando apenas quatro meses no ar e já contamos hoje com uma média diária de 300 leitores. Talvez seja até pouco, mas só de estar recheada de “especialistas” e ombudsmans à nosso procura já é um grande prazer. E se perdem tanto tempo conosco, deve ser porque o nosso nome “não” dá ibope."

O Mala, você não dá Ipobe. Você apenas me fornece material para postagens com suas trapalhadas, coisa que o Márcio Passos não tem feito, pois usa o cérebro antes de escrever.  Espelhe-se em seu amigo.

Ultimamente mesmo tenho até elogiado você, dizendo que está mais ponderado e coerente. Mas não tem jeito. Você sempre sai da linha com suas bravatas periódicas. E quando começa a ficar bravinho, arrota toda sua arrogância: sou isso, sou aquilo, fiz isso etc. Mala, seja mais humilde que você terá mais sucesso. Controle seus nervos, freqüente alguma Igreja, faça ioga, sei lá. Com esse seu jeito bravinho, você só leva na cabeça. A não ser que a minha teoria da mulher de malandro esteja correta.

A verdade é que essa sua TPM só atrapalha você e me ajuda,  fornecendo material para postagens - reconheço que ontem eu não tinha nada de útil (se bem que este "post"não é nada útil) para escrever e hoje não sei se teria. Em todo caso, obrigado!

terça-feira, 10 de março de 2009

CUMPRIMENTO DO DEVER

O piolho corrigiu o erro abaixo relatado e até fez referência ao meu blog, embora não tenha divulgado o nome:

"Em contrapartida, quando tem alguma coisa, normalmente a defesa se vale de recursos e mais recursos para adiar o julgamento. Tomara que não seja este o caso. (Apaguei o post anterior, porque como bem me alertou outro blog, haviam informações mal interpretadas, devido a uma falha de apuração)."

Confesso que fiquei deveras emocionado com a recente humildade demonstrada pelo Piolho. Meu coração amoleceu. Vi que, nas bravatas do piolho, escondia-se um menino desprotegido e solitário em busca de um abrigo intelectual. De repente, um espírito natalino fora de época varreu minha alma e percebi que devo perdoá-lo pelos seus erros. Penso até em chamar o Pastor Carlinhos para me ajudar nessa árdua missão. Mas, por outro lado, o dever fala mais alto, então sou obrigado a me manifestar mais uma vez.

Caro piolho, haver, no sentido de existir, é sempre invariável. Assim, o correto é "havia informações mal interpretadas"e não "haviam informações mal interpretadas". Mas sem mágoas. Amigos? :)


43 seguidores

Em um post antigo, o Marcinho Paz e Amor, colocou em seu blog "Acabo de conferir o blog Rapadura e vejo que ele tem 13 seguidores.Pelo amor de Deus: 13 não! Dá azar e sexta-feira está chegando.Preciso urgente de mais um seguidor. Ou melhor: dois, para passar o 14 do Carlos Moreira.Peço a colaboração de todos os amigos e inimigos: arrumem algum seguidor para nos tirar do 13. Pode até ser o vereador Robaldinho, o ex-Patrocinador e até qualquer spunitk por aí.Mas 13 naaaaaaaaaaão! "
E hoje, acabei de conferir e saõ extaos 43 seguidores. Será que o mocinho vai lançar mais uma campanha para sair da casa dos pevistas???

DESINFORMAÇÃO

O piolho de Cobra postou hoje:

Segundo o Cartório Eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral acatou um pedido dos advogados de Prandini que solicitaram adiamento da audiência por um agravo de instrumento. Agora, o promotor Marcelo Maffra vai recorrer do agravo.De acordo com o TRE, a decisão de adiamento da audiência foi dada pela juíza Maria de Melo Porto, que ainda aceitou o pedido dos advogados para que todo o processo seja paralisado até o julgamento final e não apenas adiado.Isso quer dizer que, caso o Ministério Público não consiga fazer com que o agravo caia, Prandini será inocentado sem ser julgado.

O piolho errou de novo, para variar. O agravo de instrumento é uma espécie de recurso. logo, o promotor nunca recorreria de um recurso. Ele poderia recorrer da decisão que acatou o recurso no TRE. Todavia, nesse caso, são os procuradores da república que fazem tal papel. Com certeza foi mais um chute do Piolho, ao dizer que o promotor Marcelo Maffra "recorreria do recurso". Ele poderia, no máximo, responder ao recurso - uma forma de defesa e não de inconformismo.

E não existe essa de que, se o agravo não cair, Prandini será inocentado sem ser julgado. Primeiro porque a audiência foi apenas adiada. além do mais, se o próprio Piolho disse que o processo vai ser paralisado até julgamento final (não conheço o teor da decisão), quer dizer que a paralisação tem um prazo para acabar, ou seja, o julgamento final. Após, obviamente, volta a correr.

Piolho, decide aí, o processo vai ser adiado, paralisado ou extinto? Qualquer pessoa, pelo senso comum, sabe a diferença entre os três termos.

Mas desta vez vou até aliviar para o lado dele, pois é recorrente na imprensa monlevadense os erros nos mais variados temas. Quase toda imprensa monlevadense não sabe o que escreve, quando o assunto refoge do senso comum. E, pior, não procuram saber. Escrevem o que lhes vêm à cabeça, sem procurarem se informar. Ninguém é obrigado a saber tudo, mas o jornalista é obrigado a procurar a informação correta.

Para mim, é inadmissível que um jornalista publique um artigo sem sequer saber do que está falando, mas ocorre com freqüência aqui nesta cidade, como dito acima. Não é à toa que as pessoas têm questionado a qualidade do curso de jornalismo da FUNCEC, que já formou excelentes jornalistas. Infelizmente, os bons pagam pelos maus, que queimam o filme da instituição.

segunda-feira, 9 de março de 2009

PARA VARIAR

Para não me acusarem de falar apenas sobre o Piolho de Cobre, hoje o Marcelo Mala postou dizendo que está esperando um posicionamento para acabar com o cartel de combustíveis em Monle. Uai, Mala, nós que estamos esperando seu posicionamento. Não foi você que disse que ia dar nome aos bois e denunciar todo mundo? Aliás, e quanto à bomba jornalística exclusiva de seu blog que estouraria semana passada, que aconteceu? É uma bomba-relógio de efeito hiper-retardado?

BOM DIA

Dada a grande repercussão deste blog, recebi um email do diretor do jornal Bom Dia. No email, ele disse que, na página 2 do seu jornal, seriam publicados alguns artigos postados em blogs monlevadenses. Disse ainda que tem acompanhado este blog e que tem gostado bastante do conteúdo. E pediu licença para publicar postagens minhas, quando forem selecionadas.

Claro que aceitei imediatamente. O Bom Dia é o jornal monlevadense com maior circulação, em nível regional. Imaginem só desmoralizar o Thiago Moreira em nível regional e não só na internet?!! Até me animei novamente!

sexta-feira, 6 de março de 2009

MARCELO MELO MANDA RECADO PARA THIAGO MOREIRA

Justamente um dia após a carta de Gustavo Prandini, Marcelo Melo mandou um recado que certamente teve como destinatário o Piolho de Cobra:

"O surgimento da internet, que tem prós e contras. O pró é que qualquer cidadão tem ferramentas, hoje em dia, para produzir e disseminar conteúdo EM ESCALA MUNDIAL. É algo extraordinário na história da humanidade. Por outro lado, isso fortalece o “opinionismo” generalizado. Ser um bom jornalista, um bom repórter, exige dedicação, técnica e experiência. Parece fácil, mas não é. Nenhum problema com o “opinionismo”, desde que ele respeite os fatos. Mas se os repórteres estão em extinção, quem vai correr atrás dos fatos? Checar informações, apurar e contextualizar exige tempo e dinheiro. É bem mais barato ouvir “especialistas”. Daí nascem as “barrigas” espetaculares como a história da brasileira na Suiça ou o caso dos pugilistas cubanos: da conjunção de maus repórteres com o “opinionismo” dos bajuladores."

Tá certo que não acho o Marcelo Mala grandes coisas, mas nessa concordei com ele em gênero, número e grau, pela melhora da qualidade dos blogs.

Dá para perceber que até mesmo quem, em teoria, deveria ficar do lado do Piolho, como Mala e Passos, está simplesmente ignorando as notícias sensacionalistas do menino. Tá sem moral, hein, piolho??!

 


Atrevido

O Phoda dos Phodas do Antenado, depois de alguns posts aqui e, claro, sem dar o bracito a torcer, anda tentando melhorar. Diminuiu a postagem daquelas charges toscas e está até tentando manter a publicação de algumas notícias (apesar de estar vivendo a "síndrome da Patrícia Poeta", com a postagem insistente da previsão do tempo...rs). Mas hoje ele surpreendeu. Fez um post igualzinho ao do chefe, com a gravação da fala do Pastor Carlinhos (ou Vereador Carlão, sei lá...) sobre os salários dos professores. Uai, fazendo concorrência com o chefito? Tá ficando atrevido, heim?

Tic-tac...tic-tac...tic-tac...


No dia 4 de março, o Mala publicou esse post aí. Até agora, nada. Estamos esperando o seu furo, Mala...

Sacanagem com a Funcec

Pô, Bigorna...o que você tem contra a Funcec? Sugerir que o Piolho faça de novo o curso de jornalismo é sacanagem. Aquele troço lá já tá quase quebrando, com uma dessas é que vai ladeira abaixo mesmo. Então, vamos sugerir, sim, que ele faça o curso de novo. Mas ouvi dizer que em Oriximiná tem uma faculdade de jornalismo...

PIOLHO ATRAPALHADO

Nosso Piolho atrapalhado (gostei da expressão do leitor no post abaixo - vilão atrapalhado, ou seja, aquele que tenta fazer o mal mas sempre se atrapalha e não consegue nada) não pára de me fornecer a pauta do dia. Hoje ele postou:


"Sexta-feira, Março 06, 2009Irmão de Prandini prestou serviço ilegal Na “nota à imprensa” enviada pelo prefeito Gustavo Prandini e assinada por ele, o prefeito afirma que o irmão dele prestou serviços extras, ao realizar os exames admissionais, de forma voluntária. O que é ainda mais grave. Gustavo Prandini, como advogado que é, deveria saber que é terminantemente ilegal tal atividade. Por princípio constitucional, é proibida a realização de trabalho gratuito à administração pública. Isso caracteriza enriquecimento ilícito do Estado, segundo vasta jurisprudência dominante. Todos os serviços ou obras devem ser contratados conforme lei específica (lei 8666/93). Essa é determinação do artigo 37 da Constituição Federal.Portanto, a Administração Municipal pode ter de responder a uma ação do Ministério Público e o prefeito abre precedentes, inclusive, para uma CPI. "

Caro amigo piolho, a Lei 8.666/93 é a Lei de Licitações. Você já ouviu dizer que se contrata médico através de licitação? Pois é, se você pesquisasse saberia que o correto é a realização de concurso público. Só que o concurso para a área médica já foi realizado e está suspenso por determinação judicial, desde 2005, salvo engano.

E, quanto ao art. 37 da Constituição Federal, tem 22 incisos. Em nenhum deles está estatuído que o trabalho voluntário é vedado. Prescreve apenas que os cargos e funções públicas devem ser providos por concurso. Ocorre que, como eu disse, o concurso está suspenso por determinação judicial, na área médica.

Parece que seu amigo das áreas jurídicas que ajudou a elaborar o texto é tão fraco quanto você, hein Piolho?! A maior prova disso vai ser a inexistência de ação do Ministério Público e de CPI, já que não há nenhuma ilegalidade. O povo vai esperar um mês, dois, três, e nada. E você, sairá desmoralizado como sempre, sendo motivo de chacotas por não saber o que escreve. Que tal fazer o curso de Jornalismo de novo? Às vezes funciona...




quinta-feira, 5 de março de 2009

PIOLHO DESORIENTADO E SEM APOIO

Ontem, quarta-feira, o Piolho de Cobre (metal cuja cor é próxima do marrom), publicou o seguinte:

"Esta semana tive acesso a documentos e depoimentos de que o irmão de Gustavo Prandini, o médico Luiz Alpino, estaria realizando exames admissionais para a Prefeitura. Entrei em contato com a clínica em que ele atua e perguntei se, pelo menos, ele era médico do trabalho. A resposta foi “não”. Segundo a secretária dele, sua especialidade não é essa, mas, ele estaria prestando o serviço à Prefeitura. Mesmo que fosse médico do trrabalho, isso não redime a imoralidade do caso. O prefeito beneficiar o próprio irmão com serviços pagos com dinheiro que sai do bolso da população é sem dúvida uma atitude de desrespeito ao povo que o elegeu."

Já hoje, ao saber que o serviço prestadofoi voluntário, fez a seguinte postagem:

"Agora, antiético e mais que isso, imoral, é recontratar o irmão médico. E o senhor sabe muito bem que ele pediu afastamento no ano passado e foi recolocado no quadro de prestadores de serviço da Prefeitura pelo senhor.
“Os exames admissionais foram realizados em caráter voluntário”. MENTIRA. O Luiz Alpino recebe e muito bem para prestar serviços à Prefeitura, como o senhor mesmo disse, como plantonista."


Uai, Piolho, teve ou não teve prejuízo aos cofres públicos? Afinal, esse foi o objeto da sua crítica e, após a resposta do prefeito, você já mudou o rumo da conversa.

 E outro ato falho: se o médico é contratado como plantonista e está exercendo outra função além daquela para a qual foi contratado, sem receber pela segunda, evidentemente a função adicional é voluntária. Ele não estaria obrigado, pelo vínculo com a prefeitura, a prestá-lo, e o faz porque quer. Assim, Luiz Alpino não recebe para prestar o serviço de exames admissionais (ou admicionais, como você diz), mas sim o serviço de plantonista, sendo, pois, voluntário no primeiro serviço.

E por fim, como observado pelo leitor Cidadão Azul, se o médico pediu afastamento voluntariamente e voltou, logicamente não foi recontratado, e, sim, retornou às funções. Se você consultar o estatuto dos servidores municipais, vai ver que o afastamento voluntário pode ser cessado a qualquer momento, por pedido do funcionário.

É Piolho de Cobre, seu raciocínio está cada vez mais sem lógica. Está muito fácil encontrar as falhas de seu raciocínio. Você poderia dificultar um pouco, para ficar mais divertido.

E interessante observar que o piolho está sozinho nesta cruzada sem rumo. Márcio Passos e Marcelo Melo, ídolos do garoto, em nenhum momento apoiaram publicamente a metralhadora giratória do Piolho, embora estejam adorando. A razão é simples: ambos são experientes e sabem que não é sábia a exposição com críticas sem o mínimo de fundamento, para não perderem a credibilidade. Preferem esperar o momento certo para atacar (ninguém é bobo o suficiente para acreditar que eles ficaram bonzinhos de uma hora para outra). Enquanto isso, deixam o pobre pato do piolho sozinho, se queimando. O rapaz já está totalmente desacreditado e desmoralizado e certamente não vai longe. Só sei que eu também estou adorando; afinal, estou sustentando o blog graças aos vacilos diários do Piolho...